sexta-feira, 20 de março de 2015

Catadoras de Mangaba lançam Segundo Disco


Capa do CD Quero Ver Rodar_http://bangalocult.blogspot.com
Capa do 2o disco das Catadoras de Mangaba


Na próxima quinta-feira, dia 26 de março, às15h, na Praça Fausto Cardoso, as Catadoras de Mangaba do projeto “Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe” estarão lançando o 2º CD, intitulado “Quero Ver Rodar com as Griôs da Restinga Sergipana”. Na ocasião, realizarão um show dentro da programação do Ato Público Em Defesa da Criação da Reserva Extrativista, que começa pela manhã, às 8h, no mesmo local.

Contando com o patrocínio da Petrobras, o segundo álbum chega com a proposta de mergulhar no universo da infância das Mulheres Mangabeiras trazendo as canções e cantigas cantadas nas brincadeiras de roda das comunidades extrativistas. Com 14 faixas, o disco trará músicas arranjadas com instrumentos variados indo além dos ritmos regionais conhecidos.

Segundo Mary Barreto, produtora musical do disco, o registro das canções está diretamente ligada à tradição oral. “A ideia da gravação do segundo disco é dar continuidade a um processo de registro da tradição oral no convívio das Catadoras de Mangaba. Foi encontrada uma gama de material musical nas comunidades e surgiu a necessidade de registrá-los, já que as detentoras da cultura popular são as pessoas mais velhas da comunidade”, afirma.

A voz das catadoras - “Esse é o canto da minha juventude, da minha nação, eu me criei ouvindo e brincando com essas músicas”. Filha de família de músicos e Catadora de Mangaba, Dona Evangelista gravou sua participação e contou um pouco da história das músicas “Roseira”, “Cansada” e “Avião”, que estarão no segundo disco.

As músicas, segundo ela, eram cantadas pelos pais e avós  e, assim, a brincadeira corria solta dentro de casa e na rua. “A gente cantava quando era criança, cantava em casa, com os primos, os irmãos e ficava fazendo aquela brincadeira. Nossos pais, tios, avós ensinavam pra gente”.

No primeiro disco “Canto das Mangabeiras”, Dona Evangelista foi a grande revelação. Cantou no Rio de Janeiro e encantou diversas pessoas com a sua voz. Para ela, a expectativa para o segundo disco é grande. “Espero que as pessoas gostem. Eu fico assim parada, observando. Quem são as Catadoras? As mulheres que vivem no mato, se rasgando por entre os galhos e vir aqui para cantar mais uma vez, cantar nossa infância, é muito bom, é gratificante”.

O segundo disco  conta com a participação das Catadoras Alicia, presidente da Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (ASCAMAI); Dona Evangelista, do município de Itaporanga; Dona Maria da Barra dos Coqueiros; Dona Marizete de Indiaroba; Maria de Japaratuba e Dona Santinha e Valdice do munícipio de Estância.

Os arranjos ficaram a cargo Dami Doria (violonista), o maestro e pesquisador Pedrinho Mendonça, Guga Montalvão da banda de jazz Café Pequeno,  Rodrigo Besteti do projeto Jazz na Calçada e o gaitista Júlio Rego. Já a gravação e produção do disco é de Dudu Prudente. 


Após o lançamento, o disco será disponibilizado para a população em geral, através do site www.catadorasdemangaba.com.br , além de ser distribuído para as cidades onde o projeto "Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe" é desenvolvido.

Nenhum comentário: