quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Curta-SE 14 divulga lista dos filmes selecionados para Mostras Competitivas



"A História da Eternidade": um dos cinco longas
 
"Linda, uma História Horrível", carimbou passagem para o Curta-SE

A 14ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), que acontecerá de 08 a 13 de setembro, nas cidades de Aracaju, Estância, São Cristóvão e Laranjeiras, divulgou os 44 selecionados para as mostras competitivas de filmes de longa-metragem, cinema digital (curta-metragem), vídeo de bolso, curta sergipano e videoclipe. 

Os cinco longas-metragens são “Infância” de Domingos Oliveira; “Cidade de Deus- 10 Anos Depois” de Cavi Borges e Luciano Vidigal; “O Homem das Multidões” de Marcelo Gomes e Cao Guimarães; “A História da Eternidade” de Camilo Cavalcante e “Romance Policial” de Jorge Durán. 

Já os 20 títulos selecionado para disputar o prêmio de melhor filme na categoria cinema digital são “Miroca e Seu Cuco” de Diego Lopes e Claudio Bitencourt; “Vivos” de Adriana Bohm; “A Life Story” de Nacho Rodríguez; “El Ruido do Mundo” de Coke Riobóo; “Paleolito” de Ismael Lito e Gabriel Calegario; “Retirantes” de Maíra Coelho; “O Gaivota” de  Raoni Assis; “Todos Esses Dias em que Sou Estrangeiro” de Eduardo Morotó; “O Clube” de Allan Ribeiro; “Cedo” de  Vicente Moreno; “Contínuo” de Carlos Ebert e Odécio Antônio; “D.T.Tive” de Fernanda do Conto e Javier Di Benedictis; “Linda, uma História Horrível” de Bruno Gularte; “O Filho Pródigo” de Felipe Arrojo; “Preto ou Branco!” de Alison Zago; “Comics ar War” de Thiago Mendonça e Rafael Terpins; “Diários Daltônicos” de Patrícia Monegatto; “O Homem que Conserta Estrelas” de Denise Marchi; “Cine Paissandu: Histórias de uma Geração” de Christian Jafas e “Godka Cirka- A Hole in the Sky” de Alex Lora.

Nem todas as 10 vagas possíveis para a categoria curta sergipano foram preenchidas. Do total de inscritos, sete filmes passaram pelo crivo do júri de seleção. São eles, “Para Leopoldina” de Moema Pascoini e Diane Veloso; “Amigo Anônimo” de Fábio Batista; “Anselmo Rodrigues- Tintas que Falam” de Álvaro Rocha; “O Muro é o Meio” de Eudaldo Monção Jr.; “O Segredo de Leila” de Fábio Jaciuk e “10 Segundos” de Arthur Pinto.

Já os Vídeos de Bolso, são “A Luz do Farol” de Élcio Luiz dos Santos; “Então Sigo” de Ana Carolina Soares; “Repórter Isso” de Rodrigo Morais e “Crystal Wings” de Román Reyes. Na categoria Videoclipes, os escolhidos para participar da competitiva são, “Chico Trujillo- Caleta Vargas” de Arthur Senra; “Miudinho” de Cláudio Roberto; “No Galinheiro” de Arnaldo Galvão; “Uma Vida al Filo” de Joaquín Luna; “Da Tripa, Coração- Tuca”de Leonardo Catapreta; “Karolayne- Água de Cachorro” de  Arthur Senra; “Um Beso Frustrado” de Daniel Ortiz; “Xaiko- Zure Begiek” de Josu Trocaola e Kevin Rodriguez e “Dead in the Water” de Stefano Bertelli.

Tema do festival- O Curta-SE 14 traz como tema “Felicidade”, a partir de uma leitura acerca do conceito FIB – Felicidade Interna Bruta – criado em 1972, pelo rei butanês Jigme Singya Wangchuck para retratar a realidade de seu país, questionado à época por não acompanhar o modelo de desenvolvimento ora apregoado como “correto”. A partir de então, tem chamado a atenção de um número cada vez maior de pessoas, pois, quando compreendida na prática, FIB revela uma grande capacidade de promoção do bem-estar social, ambiental e cultural. 

Além dos 44 títulos que concorrerão aos prêmios nas principais categorias, outros 15 filmes foram selecionados para as mostras informativas e serão exibidos nos municípios-sede do festival. Em Aracaju, as exibições ocorrerão no Cinema Vitória e no Cinemark do Shopping Jardins. O acesso a todas as mostras é gratuito.

O festival tem o apoio da Infonet, Instituto Canadá, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, Revista Preview, Cia Rio, Secult, Oceanário, Mistika, Fórum dos Festivais, ABCA, Conselho Nacional de Cineclubes, Shopping Jardins, Federação Internacional de Cineclubes, Via Mídia. O apoio cultural é do Cinema Vitória e da rede Cinemark, com patrocínio da Petrobras e realização da Casa Curta-SE.

Nenhum comentário: