quarta-feira, 9 de abril de 2014

ORSSE inicia Temporada de Concertos 2014

Amanhã, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe fará a estreia da sua Temporada 2014 de Concertos. Entre abril e dezembro estão programadas 20 apresentações, combinando o convite de grandes artistas do cenário nacional a atrações relevantes no âmbito da cultura sergipana. Concebida pelo maestro Guilherme Mannis, diretor artístico do grupo, a Temporada apresentará repertórios ecléticos, adequados à grande diversidade cultural local.

A popularização do acesso à Sinfônica é sempre muito importante: além dos concertos nos teatros Tobias Barreto e Atheneu, o grupo se apresentará também no importante Museu da Gente Sergipana e também na Primeira Igreja Batista de Aracaju, em substituição à série da Catedral Metropolitana, em reforma neste ano. O primeiro concerto deste projeto, que já está em sua 8a edição, será conduzido pelo maestro adjunto da ORSSE, Daniel Nery, e contará com obras de Debussy, Fauré e Villa-Lobos.

Neste primeiro concerto da Temporada, pertencente à Série Cajueiros, será executado o tradicional “Prelúdio para a Tarde de um Fauno”, de Claude Debussy (1862-1918). Visto como o equivalente musical ao movimento impressionista cujos expoentes principais são Claude Monet e Édouard Manet, seu “Prelúdio” foi inspirado em um poema de Stéphane Mallarmé, publicado em 1876 com ilustrações do próprio Manet.

Segue-se a atmosfera francesa com a Pavane op.50, de Gabriel Fauré (1845-1924), peça que se inspira em dança mais antiga, mas se caracteriza pela elegância da melodia e a originalidade harmônica, tão próprias ao compositor francês. Completam o programa as incríveis Bachianas Brasileiras nº7, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) para grande orquestra, peça monumental que não só caracteriza a influência francesa na orquestração do compositor brasileiro, mas que também insere elementos da cultura popular na realização em diversos momentos.

Sobre Daniel Nery- Maestro adjunto da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Daniel Nery é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em música pela mesma instituição. Têm na sua formação, os seguintes nomes da regência orquestral e coral: Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Johannes Schlaefli (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), e Fábio Mechetti. Já esteve à frente de importantes orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Em Atibaia/SP, foi regente do Coral Masculino Cantores de Atibaia e da Banda Sinfônica Primeiro Movimento, além de dirigir a Orquestra Jovem e a Big Band municipais. Premiado no I Concurso Carlos Gomes para Jovens Regentes, Nery é também professor de regência na Universidade Federal de Sergipe.

Nenhum comentário: