quinta-feira, 6 de março de 2014

Polayne cantará com Wado no Itaú Cultural



De 7 a 9 de março (sexta-feira a domingo), o Itaú Cultural abre sua programação de shows de 2014, revisitando artistas selecionados em edições anteriores do programa Rumos Música. Com três encontros inéditos, o instituto recebe a paulista Giana Viscardi, com participação especial do músico Nailor de Azevedo, o Proveta; o catarinense radicado em Alagoas Wado, que recebe no palco a alagoana criada em Sergipe Patricia Polayne; e o grupo instrumental gaúcho Quartchêto, que pela primeira vez divide a cena com acordeonista Toninho Ferragutti. Toda a programação é gratuita.

Selecionada na edição 2004/2005 do Rumos Música, Giana Viscardi sobe ao palco no dia 7, às 20h. Com quase 20 anos de carreira, a paulista já trabalhou com nomes de expressão na cena do jazz norte-americano, como Jerry Bergonzi, George Garzone e Bill Pierce, e atualmente segue em turnê de seu terceiro CD, Orum. O disco é a base do repertório que apresenta no show no Itaú Cultural, no qual interpreta ainda canções dos outros álbuns, como 4321 e Tinge, acompanhada por Gustavo Marques (violão e direção musical), Fi Maróstica (baixo acústico), Vitor Cabral (atabaque) e Cauê Silva (percussão), além da bateria de atabaques “atabaqueria”.

Neste show, Giana conta ainda com uma participação bastante especial: Nailor de Azevedo, mais conhecido como “Proveta”, artista convidado do Rumos Música em 1999. Saxofonista, maestro, clarinetista, membro da big band Mantiqueira, ele é especialista em ritmos como jazz, samba e choro, e já se apresentou com nomes como Edu Lobo, Raul Seixas, Yamandu Costa, entre outros músicos de renome.

“Como o Orum é um disco de canção que reverencia a música instrumental, é o máximo poder contar com a sabedoria do Proveta no palco. Ele é um mestre e para mim será uma honra tocar com ele pela primeira vez”, declara a cantora, que avalia a sua trajetória após a seleção no Rumos Música. “O programa me ajudou a concluir a gravação do meu segundo disco, 4321. Foi uma oportunidade de juntar a banda, ensaiar e formar o repertório. É curioso que esse convite chegue agora, quando lanço o meu terceiro disco, porque o caminho aventureiro de criar arte, música com o frescor do risco, do inusitado, ainda está comigo”, explica.

Nordeste- Com sete discos lançados e doze anos de carreira, Wado sobe ao palco do Itaú Cultural no sábado, dia 8, também às 20h. Dono de um estilo que mistura influências do samba ao rock, passeando também pela MPB, o catarinense criado desde a infância em Alagoas leva um pouco de todas as influências a este show, para o qual montou um repertório com músicas de seus sete CDs.

“Ter participado do Rumos foi muito importante, pelo respaldo dado pelo Itaú Cultural e porque foi numa época em que a minha carreira precisava de um respiro, de uma arejada. Estava há quatro anos sem gravar e fazer parte dos selecionados me ajudou nessa renovação e na retomada”, conta ele.

Contemplado na edição 2007-2009 do programa, Wado recebe como convidada do show a multiartista Patrícia Polayne, alagoana registrada em Sergipe e, atualmente, radicada no Rio de Janeiro, selecionada no Rumos Música 2010-2012. “Conheci o trabalho da Patrícia há alguns, durante uma viagem, quando um músico da minha banda colocou o CD dela para ouvirmos. Nunca tocamos juntos, mas admiro o trabalho dela”.

Wado já participou de festivais como o Tim Festival, Goiana Noise e Rec Beat. Após ser contemplado pelo Projeto Pixinguinha (2004), percorreu o Brasil de norte a sul e foi eleito um dos representantes brasileiros no Ano do Brasil na França em 2005. Em 2011, comemorou 10 anos do lançamento de seu primeiro álbum, O Manifesto da Arte Periférica, e teve seu sexto disco, Samba 808, eleito como um dos melhores do ano pela revista Rolling Stone Brasil.

Instrumental do Sul ao Sudeste- Contemplados na edição 2007-2009, os gaúchos do Quartchêto fecham a primeira série de shows do Rumos Música Legado no domingo, dia 9, às 19h, dividindo o palco com o acordeonista paulista Toninho Ferragutti, convidado da edição de 1999.

Inspirado nas raízes da música do sul do Brasil, Uruguai e Argentina, o Quartchêto vem se destacando desde 2001 pela proposta de inovação na música instrumental brasileira. Em formação inédita com trombone de Julio Rizzo, o acordeon de Luciano Maia, violão de Hílton Vaccari e a percussão de Ricardo Arenhaldt, e transita com refinamento e bom humor por xotes, vanerões, chamamés, chacareras, milongas, rancheiras e bugios.

Já o músico, compositor e arranjador Toninho Ferragutti tem extensa participação em CDs e shows de artistas no Brasil e no exterior. Teve seu primeiro disco solo, Sanfonemas (2000), indicado ao Grammy Latino 2001 – categoria Musica Regional.

Para o show em que recebe o acordeonista em cena, o Quartchêto preparou um repertório que inclui músicas dos dois CDs, (Quartchêto, de 2004, e Bah, de 2009), além novidades do próximo disco, que está em fase de preparação para lançamento ainda este ano.


Nenhum comentário: