quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Música Sergipana com Sotaque Belga



 
Anavantou: união dos talentos de músicos sergipanos e belgas


A princípio, uma banda com músicos sergipanos e belgas pode parecer estranho. Pode-se pensar que a música não irá soar bem. Mas essa impressão precipitada dissipa-se, assim que o grupo Anavantou começa a revisitar de maneira surpreendente, as tradições musicais dos dois lados do Atlântico, mesclando melodias tocantes com percussão explosiva.

A ideia do projeto surgiu da mente do percussionista e baterista Dudu Prudente e do cineasta Damien Chemin. Esse último, ao finalizar ‘A Pelada’ (uma co-produção Bélgica/Brasil) e lançá-lo na sua terra natal, em junhode 2013, propôs a Prudente (responsável pela trilha sonora do filme) apresentações musicais na Bélgica com a trupe que embalou os personagens de ‘A Pelada’. Convite aceito, embarcava para o Velho Mundo, o grupo Membrana e mais um convidado : o cantor e compositor Nino Karvan.
Lá chegando, os sergipanos fizeram longos ensaios com os belgas da banda Turdus Philomelos e realizaram cinco apresentações de sucesso, com o que viria a se chamar Anavantou.
 
Segundo Nino Karvan, o entrsoamento entre os músicos não foi difícil, tendo em vista que cada um dos grupos, conheceu, previamente, o trabalho do outro convidado. ‘Trocamos arquivos de músicas cerca de um mês antes de viajarmos para a Bélgica e cada um de nós foi se familiarizando com o estilo da outra banda. Lá chegando, fizemos mais de 50 horas de ensaio e quando nos apresentamos, tudo fluiu da melhor maneira possível’, explica Karvan.

Agora, o projeto Anavantou aterrisa em terras aracajuanas. Ao todo, serão três apresentações, começando pela de logo mais, às 21h, no One Lounge, seguida de outra, amanhã, às 19h, no Museu da Gente e a última, no sábado, às 17h, na Reciclaria, com gravação de DVD. Concomitantemente, os integrantes Julien De Borman (acordeon), Sébastien Willemyns (violino e órgão), Matthieu Chemin  (baixo), Martin Kersten (saxofone), Gwenael Francotte (bateria e percussão), Pedrinho Mendonca (percussão), Dudu Prudente (percussão e bateria), Julio Rêgo (harmônica) e Nino Karvan (voz e percussão) estão em estúdio gravando um EP. O material será masterizado na Bélgica e servirá como ‘cartão de visitas’ do grupo para  turnê que pretendem fazer no verão europeu entre 15 de julho e 15 de agosto.
 
‘O EP terá como título Anavantou e conta com as seguintes composições : ‘No  Kaasket Ska’ e ‘Sol Maior’ (Julien De Borman), ‘Maracatuê’ (Trio Nordestino), ‘O Canto da Ema’ (Jakson do Pandeiro) e ‘Sabiá’ ( Luiz Gonzaga). Estamos em fase de finalização da gravação e o material, depois de pronto, será distribuído para divulgação’, conta Karvan.

Para Damien Chemin, o DVD, que será gravado nesse sábado, durante o show ao vivo na Reciclaria, tem como principal objetivo registrar a apresentação contagiante do Anavantou e sua interação com o público. ‘Assim como foi importante para os sergipanos as apresentações na Bélgica, para meus compatriotas é super válido esse intercâmbio e experiência de tocar pela primeira vez no Brasil. Espero que a receptividade do público seja a melhor possível nesse dia da gravação e possamos registrar isso em imagens’, diz Chemin.

Quem não quiser perder os shows é bom ficar atento. Hoje, no One Lounge, a apresentação começa às 21h e o ingresso custa R$ 20. Amanhã, às 19h, no Museu da Gente o show é gratuito e, no sábado, às 17h, na Reciclaria (em frente ao Aeroporto), a entrada custa R$ 10.

Nenhum comentário: