quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Filme de James Franco abre o Festival Mix Brasil de Cultura 2013

Cena de "Interior.Leather Bar." co-dirigido por James Franco



O polêmico e inédito no Brasil “Interior. Leather Bar.” dirigido por James Franco, em parceria com Travis Mathews, abrirá o 21° Festival  Mix Brasil de Cultura da diversidade em São Paulo e no Rio de Janeiro. O evento acontece de 07 a 17 de novembro em São Paulo e no Rio de Janeiro de 14 a 21 de novembro.

O longa é uma releitura de “Parceiros da Noite” (Cruising) filme de 1980 estrelado por Al Pacino do qual supostamente foram cortados 40 minutos de sadomasoquismo entre homens para que não fosse classificado como pornográfico. Protagonizado pelo ator Val Lauren, “Interior. Leather Bar.” é uma mistura de documentário e ficção com cenas de sexo gay reais.

A 21a edição do Festival Mix Brasil de Cultura de Diversidade apresenta a maior programação de sua história. Em 2013, serão exibidos mais de 140 filmes de diversos países como, Polônia, Cuba, Dinamarca, Palestina, Coréia do Sul, Eslovênia, Hungria, Camboja, Macau entre outros. Além de 36 atrações que envolvem teatro, música, leitura dramática, performances, karaokê, dança e intervenções culturais.  

O maior festival LGBT da América Latina traz uma retrospectiva completa do diretor Travis Mathews exibindo, além de "Interior. Leather. Bar", os filmes “I Want Your Love”, “In Their Room: Berlin”, “In Their Room: San Francisco” e o seu mais novo “In Their Room: London”.  O diretor americano ainda fará parte do Júri da Mostra Competitiva Brasil junto com o ator e diretor John Cameron Mitchell, o representante do Festival de Cinema Berlim Michael Stütz, a cineasta brasileira Claudia Priscilla e a diretora adjunta do Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Beth Sá Freire.

Na mostra Competitiva Brasil de curtas-metragens foram selecionados 12 filmes de cinco Estados e divididos em dois programas que representam o melhor dessa produção. Os vencedores levarão o Troféu Coelho de Ouro, para o melhor filme, Troféu Coelho de Prata, para melhor direção, melhor interpretação, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor direção de arte.

Os destaques do Panorama Mundo Mix deste ano ficam por conta das produções alemãs, em comemoração ao ano Alemanha + Brasil 2013. Nessa homenagem serão exibidos curtas do diretor Rosa Von Praunheim, cuja obra e história se confundem com a história do cinema alemão, da militância gay e de Berlim e também uma seleção de curtas do “Teddy Award Berlin” vencedores do Oscar do cinema gay. O Panorama ainda exibe os documentários “Born This Way” (2013), de Deb Tullmann e Shaun Kadlec, “Naked Opera” (2013) de Angela Christlieb, “Out in East Berlin” (2013) de Andreas Strohfeldt e os o longas “Perdendo a Cabeça” (2013) de Patrick Schuckmann e Stefan Westerwelle e “Queda Livre” (2013) de Stephan Lacant.

O Panorama Internacional, seção do evento dedicada à exibição de novas produções, apresenta longas-metragens e documentários que estão circulando em festivais internacionais de cinema e no circuito LGBT. Destaques para "I am Divine " (EUA/ 2013) de Jefrey Schwar, "Noites Brancas" (Coréia do Sul/ 2012) de Hee-il Leesong, “A Paixão de Verónica Videla” (Argentina/ 2012) de Cristian Pellegrin, “Quebranto” de Roberto Fiesco (México/2013),  “Gerontophilia” de Bruce La Bruce (EUA”/2013), "Além da Fronteira” de Michael Mayer (EUA, Israel, Palestina/ 2012), o filme em 3D “AB” de Iván Fund, Andreas Koefoed   (Argentina, Dinamarca/ 2013) e “Um Estranho no Lago” de Alain Guiraudie (França/ 2013). Este último ganhou o “Queer Palm” no festival de Cannes deste ano.

Já o Panorama Nacional exibirá os longas “Tatuagem” de Hilton Lacerda, que fará a sua pré-estreia no festival, “Simone” de Juan Zapata (Brasil, Colômbia, Espanha/2013), “Tudo que Deus Criou” de André Costa Pinto e os documentários “‘Sobre Sete ondas verdes espumantes" de Bruno Polidoro e Cacá Nazario, “Cassandra Rios - a Safo de Perdizes” de Hanna Korich, “A Primeira vez do Cinema Brasileiro” de Bruno Graziano, Denise Godinho e Hugo Moura, “Dizer e Não Pedir Segredo” de Evaldo Mocarzel,, “São Paulo em Hi-Fi" de Lufe Steffen – estes dois últimos farão a première mundial no Festival. Pela primeira vez haverá uma premiação para o Longa Nacional, escolhido pelo público do MixBrasil de São Paulo.

No Panorama Curtas Mix Brasil serão exibidos os programas “Além da Curva”, “Lado Obscuro do Sexo”, “Boyz 18+”, “Retratos Femininos”, “Fetisch Fim Festival Berlim”, “Heterodoxos”, “Mix Jovem”, “Novas Famílias”, “Transrevolução” e “Trios e Quartetos”.  Pela terceira vez o Festival MixBrasil traz o “Crescendo com a Diversidade” - uma programação de curtas direcionada ao público infantil, composta em sua maioria de animação.

Vários convidados internacionais estarão na 21° edição do Mix Brasil. Entre eles, Paul Dawson e PJ DeBoy, atores de “Shortbus”, Darren Stein, diretor de “Gay Best Friend”, Michael Mayer, diretor de “Além da Fronteira”, Mariana Arancibia, atriz de “La Pasion de Veronica Videla”, Fabían Suárez Ávila, diretor, poeta cubano e convidado da Balada Literária, entre outros.

Mais uma vez o Mix Brasil traz diversas atrações que envolvem teatro, dança, música, literatura e debates. Os destaques ficam por conta da peça “Um Porto para Elisabeth Bishop” com Regina Braga, “O Casamento” com Renato Borghi, Daniel Alvim e grande elenco; “Eu em Ti” da Cia. de Dança Sandro Borelli, Balada Literária com Thiago Barbalho, Hugo Guimarães e Jorge Antonio Ribeiro e o poeta chileno Pedro Lemebel e os shows com a banda Mattachine, Wanessa, Stop Play Moon, Cida Moreira, entre outros.

O tradicional Show do Gongo não poderia ficar de fora. As atrações serão submetidas ao júri popular e convidados comandos por Marisa Orth. Os interessados poderão se inscrever no balcão de credenciamento durante o festival ou até horas antes do início das gongadas, que acontece em São Paulo no dia 12 de novembro no Centro Cultural São Paulo.

Com direção de João Federici e André Fischer, o 21° Festival Mix Brasil é realizado através do patrocínio e em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo; Sabesp; Prefeitura do Rio de Janeiro, Sesc, Secretaria Municipal de Cultura São Paulo; Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo através da Coordenação de Políticas LGBT; Centro Cultural São Paulo e Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Município do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário: