domingo, 6 de outubro de 2013

Foto Que Te Quero Foto

FotoBienalMASP_http://bangalocult.blogspot.com
Loch, obra de Marcelo Tinoco

FotoBienalMASP_1_http://bangalocult.blogspot.com
Registro fotográfico da performance Palomo

A grande pedida, em São Paulo, para quem curte fotografia é a 1a edição da FotoBienalMASP em cartaz no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand até 03 de novembro. Fruto da parceria de duas décadas do MASP com a Pirelli, que formaram uma coleção relevante de fotos produzidas por autores brasileiros e estrangeiros, a exposição conta com trabalhos de 35 fotógrafos de diferentes origens e proposições. 

Organizada por Ricardo Resende, curador convidado, a 1a FotoBienalMASP busca contemplar as manifestações artísticas que se utilizam da fotografia, revelando os novos usos que se faz da linguagem, além de agregar a fotografia movente (imagens vistas em vídeo e cinema). Linguagem mais difundida na arte contemporânea nos anos 2000, segundo o próprio curador, "a fotografia é a poesia para o poeta, enquanto a prosa é o vídeo ou o cinema para o fotógrafo".

Nessa coletiva, o público terá a oportunidade de se deleitar com  as rimas visuais de diversos artistas, que têm em seus universos, um enorme potencial subjetivo de lidar com a realidade como fonte inesgotável de geração de imagens. Entre eles, os paulistanos Albano Afonso, Dora Longo Bahia, Fabiano Rodrigues; a paraense Berna Reale; os cerenses Leonardo Mouramateus e Yuri Firmeza; a sérvia Marina Abramovic; os colombianos Oscar Muñoz e Fernando Arias, entre outros.

Um dos trabalhos interessantes é o do coletivo Garapa (Leo Caobeli, Paulo Fehlauer, Rodrigo Marcondes) que para realizar a foto instalação Calma (2013), uniu forças com os aristas Lana Mesic e Thomas K. Eles escolheram o Edifício Joelma como lugar para que a ficção de Rolf se desenvolvesse. Ele é um alemão que procura o pai que vivia em São Paulo e, supostamente, estava no prédio no dia do incêndio (1o de fevereiro de 1974). A narrativa que reúne o real e ficcional envereda por um processo investigativo-policial em que resgata imagens veiculadas à época nos meios impressos (jornais e revistas).

Vale o registro também de Tombo (2012), a instalação da fotógrafa Rochelle Costi. São antigos arquivos verticais de pastas suspensas dotados de "olhos mágicos" por onde o visitante observa e encontra, em seu interior, maquinários fotográficos antigos (câmeras analógicas, projetores de slides). Com isso, Costi lida com a memória nostálgica, convidando o espectador a se curvar para a experiência ótica, ao mesmo tempo em que "espreita" o mundo dos fotógrafos.

Como não ser hipnotizado pelas "viagens" visuais de Marcelo Tinoco ? O artista visual não esconde a manipulação que faz em seus trabalhos. Mas o artificialismo das cenas - ora dramáticas, ora fantasiosas- é o que encanta e causa estranhamento simultâneo ao espectador. Ao criar paisagens cenográficas e cenas idílicas do campo e cidades, Tinoco nos convida a apreciar suas fotografias/pinturas, numa mistura de realismo fantástico impressionante.

As performers Marina Abramovic e Berna Reale também marcam presença na 1a FotoBienalMASP. Não são seus vídeos, propriamente, que apreciamos, mas a fotografia como produto final da obra performática. Enquanto, a sérvia fala de transcendência nos dois trabalhos Lugares de Poder, O Jardim de Maitreya (2013) e Retrato de uma Artista com Vela (2013), a paraense critica a violência urbana, sobretudo a policial, em Palomo (2012).



Nenhum comentário: