sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia da Caça ou do Caçador ?


 Mikkelsen ganhou a Palma de Ouro por sua atuação em "A Caça"


Mads Mikkelsen está para o cinema dinamarquês, assim com Ricardo Darín está para o argentino. Praticamente, 90% das produções desses países que aportam no Brasil, contam com esses excelentes atores como protagonistas. Quem já conferiu os dotes dramáticos do grandalhão Mikkelsen em “Depois do Casamento” de Susanne Bier e em “ O Amante da Rainha” de Nicolaj Arcel, não deve se surpreender com sua vigorosa atuação em “A Caça”, estreando esta semana no Cine Vitória. Talvez o seu melhor papel, até aqui, que lhe valeu a Palma de Ouro em Cannes.

Nesta produção, dirigida por Thomas Vinterberg, Mikkelsen vive Lucas, professor de um jardim de infância. Lucas não vive um bom momento. Ele mantém uma relação conflituosa com a ex-esposa, ao mesmo tempo em que tenta não perder o vínculo afetivo com o filho adolescente, sob a guarda da mãe. Mas seu mundo irá desabar de vez, quando for acusado de molestar Klara (Annika Wedderkopp), a angelical filha de seu melhor amigo.

Assim como aconteceu no caso dos donos da Escola Base, em São Paulo,  todos julgam, condenam e punem Lucas, mesmo sem nenhuma comprovação. A inocência da criança é inquestionável, perto da índole de qualquer adulto. De caçador (ele faz parte de um clube de caça), o instrutor se torna o alvo perfeito para os desajustados sociais (camuflados), sendo agredido, repudiado e isolado pela comunidade. 

O filme se torna mais angustiante ainda, pela passividade do personagem. O poder de reação de Lucas é potencializado pelo seu caráter  introspectivo e retardado ao máximo na trama, de forma deliberada. Mas quando Lucas “acorda”, o espectador sente um alívio (ainda que passageiro) do massacre psicológico a que ele é duramente submetido.

Vinterberg, no entanto, não alivia a mão, mostrando que a irracionalidade humana agregada à ignorância, quando persistente numa sociedade, só perpetua as injustiças. Ainda que Lucas tente sair da mira, sempre há um bom caçador à espreita.

O filme pode ser conferido no Cine Vitória, neste sábado, às 19h; domingo, às 17h; terça-feira, às 14h30; quarta, às 19h e na quinta-feira, às 14h30. O Cine Vitória localiza-se à Rua do Turista (antiga Rua 24 Horas).

Nenhum comentário: