terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vem aí o Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual

Com data marcada para acontecer de 22 a 26 de outubro, no Cinema São Luiz, vem aí o Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual. É o primeiro evento do Estado pernambucano dedicado a filmes de temática LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Com uma programação de qualidade, o Recifest coloca Pernambuco no mapa de eventos do gênero, como o Mix Brasil (São Paulo), o Newfest (Nova York), o Rozendag (Amsterdam) e o Teddy Awards (Berlim). O festival será realizado de 22 a 26 de outubro, no Cinema São Luiz (Boa Vista).

Realizado pela Associação Cultural Bondosa Terra, o Recifest conta com o patrocínio da Fundarpe/Governo de Pernambuco, através do edital de fomento do Funcultura Audiovisual. “Em uma época em que a diversidade sexual é tão debatida, é importante que o Recife, que sempre esteve na vanguarda cultural, se posicione de maneira incisiva. Com o evento, esperamos incentivar, apresentar e refletir uma produção cada vez mais ampla e diversificada”, diz a diretora do evento Rosinha Assis, que idealizou o Recifest ao lado do ator e produtor Rutílio de Oliveira (1959-2012) e é realizado em associação com a jornalista e cineasta Clara Angélica.

Nesta primeira edição, títulos nacionais e estrangeiros serão selecionados por uma curadoria especializada, formada pelo diretor paulista Ricky Mastro e o produtor de cinema Alexandre Soares Taquary. As mostras são competitivas e os melhores filmes receberão troféus confeccionados por Xuruca Pacheco.

 Duas obras de ficção estão confirmadas para sessões especiais de abertura e encerramento do festival, com a presença dos realizadores: a produção paraibana “Tudo o que Deus Criou”, de André Costa Pinto, em que um jovem de 23 anos precisa assumir uma família enquanto passa por um conflito de identidade e  a produção cearense "Doce Amianto" de Guto Parente e Uirá dos Reis, conta a história de uma travesti que sente-se abandonada por seu amor e encontra abrigo em sua amiga morta.

A programação completa será anunciada no dia 15 de outubro.

Nenhum comentário: