terça-feira, 23 de julho de 2013

Galeria Zé de Dome promove Grande Leilão de Artes e Antiguidades

Cabeça Chata_obra de Eurico Luiz_http://bangalocult.blogspot.com
"Cabeça Chata" de Eurico Luiz vai a leilão



Depois de uma década sonhando com a realização de um leilão de artes, eis que o marchand e proprietário da Galeria Zé de Dome, Marcelus Fonseca, conseguirá realizar seu intento hoje, à noite. A partir das 21h, no Hotel Mercure (av. Santos Dumont, 1500- Orla de Atalaia), a galeria promoverá o 1º Grande Leilão de Artes e Antiguidades do Estado com 155 peças catalogadas.

Nos últimos dois dias, os lotes do 1º Grande Leilão estiveram expostos no Mercure, para apreciação do público. Entre eles, quadros, móveis, peças de cristal, porcelana, tapete persa e biombo que poderão ser arrematados logo mais, ao vivo e online, através do site www.joelcocenzaleiloeiro.com.br 

Segundo Marcelus Fonseca, que trabalha no ramo do mercado de artes há 36 anos, a ideia de realizar um evento como este não é de agora. “Há cerca de 10 anos, conversando com o médico, escritor e colecionador de arte Marcelo Ribeiro, fui estimulado por ele, a realizar um leilão de arte por aqui. A batalha foi longa, porque não tínhamos um leiloeiro local e a burocracia é grande para se tornar um. Como dono de galeria, eu não podia me tornar leiloeiro. Mas eu tenho um amigo Joel Cocenza que é profissional da área e sinalizou, algum tempo depois, a vontade de vir morar em Aracaju. Sendo assim, comecei a providenciar a papelada na Junta Comercial e, após um ano e meio de idas e vindas, Joel Cocenza conseguiu ser nomeado como leiloeiro público oficial em Sergipe”, explica Marcelus. 

Dentre as 155 peças catalogadas, existem várias telas de artistas sergipanos- vivos e falecidos- bem como artistas de renome internacional. O 1º Grande Leilão de Artes contará com 41 artistas sergipanos, visando melhorar o mercado de artes plásticas em Sergipe. O evento, com vários lotes em lances livres, vem possibilitar boas compras para todo um público apreciador de obras de arte, como decoradores, colecionadores e investidores.

Além dos artistas sergipanos, o leilão contará com trabalhos provenientes de Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras localidades. Marcelus chama a atenção para uma pintura do século XVII- uma Madonna- cujo lance inicial será o mais alto desse leilão. Porém, todos os lotes serão iniciados com preço abaixo do valor de mercado.

“Iremos trabalhar com o lance inicial, equivalente a 50 % do preço de mercado. No entanto, a expectativa é de que consigamos vender os lotes acima do preço de mercado. Acredito que o público e até artistas se surpreenderão com alguns trabalhos que serão postos a leilão. Por exemplo, temos uma tela de Florival Santos e uma de Adauto Machado, do início de sua carreira, que vieram do Rio de Janeiro, que deverão ser bastante concorridas. Também contaremos com dois ‘cabeças chatas’ de Eurico Luiz”, que há muito não disponibilizávamos”, diz o proprietário da galeria.

Para quem não visitou a exposição de artes e antiguidades no Mercure, é possível visualizar os lotes através do site da Galeria Zé de Dome (www.galeriazededome.com.br). Lá, o internauta terá informações sobre a obra à venda (tema, dimensão, técnica), além de uma breve biografia do artista. 

A Galeria de Arte Zé de Dome foi fundada em 29 de junho de 1984 pelo Sr. Osvaldo José dos Santos, conhecido como o faroleiro-moldureiro, que através das suas molduras formou um acervo de mais de mil obras entre telas e esculturas de artistas sergipanos. Foi pioneiro em molduras no Estado atendendo a mais de 90% da sociedade entre clientes e artistas plásticos. 

Marcelus Fonseca buscando dar continuidade a este sonho do seu pai, Osvaldo, transformou a Galeria de Arte Zé de Dome, num espaço para amigos. Mais informações sobre o leilão podem ser adquiridas com Marcelus Fonseca através dos telefones 3041-4901 ou 9962-6039. 

2 comentários:

Unknown disse...

Estou muito feliz por ter visto esta postagem, este evento foi realmente maravilhoso.

Unknown disse...

Agora após o dia das Mães teremos outro Leilão confira nosso catálogo virtual http://www.galeriazededome.com.br/leilao.html