quarta-feira, 24 de julho de 2013

"Dois Franciscos": Intercâmbio Performático SE/MG

Os artistas Christina Fornaciari, Maicyra Leão e Shima apresentam o projeto “Dois Franciscos”, premiado pelo Edital Trocas Contemporâneas realizado pela Fase 10 - Ação Contemporânea , por sua vez, contemplada pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição.

Com foco no intercâmbio de propostas experimentais e no estímulo a vivências artísticas multifacetadas, o projeto envolve o deslocamento inter-regional dos artistas pelas cidades de Aracaju/SE e Belo Horizonte/MG para o desenvolvimento de ações que problematizem reflexões sobre o corpo e o espaço que ele ocupa.

 Conectadas pelo Rio São Francisco e distintas em tradições e contextos politico-sociais-culturais, as cidades/regiões alimentarão os artistas em suas práticas criativas, seja no sentido de integrar ou de acentuar distâncias, negociando as características específicas de cada lugar.

 Assim, o projeto instaura duas instâncias de experimentação: um primeiro momento, em Aracaju, onde os três artistas ministram o worskhop "Fluxo e Raiz", realizado na Universidade Federal de Sergipe e em espaços públicos da cidade de Aracaju; e um segundo momento, em Belo Horizonte, com a apresentação de Performances, nas dependências da Galeria Romano Stochiero 54, frutos desse intercâmbio.

 A ideia de corpos em trânsito baliza a própria configuração do trio de artistas: Christina é mineira, Maicyra é sergipana e Shima, paulista. Os três possuem reconhecidas trajetórias na arte da performance e conceberam o projeto coletivamente.

O workshop Fluxo e Raiz será realizado de 5 a 7 de agosto, UFS - Campus de Laranjeiras/SE, e as inscrições iniciam-se no dia 2 de agosto. Os interessados devem mandar e-mail para maicyraleaoufs@gmail.com (vagas limitadas), revelando em participar do workshop. Já as performances acontecerão  9 e 10 de agosto, na Galeria Romano Stochiero 54, Belo Horizonte/MG.

Todas as atividades são gratuitas.

Nenhum comentário: