sexta-feira, 24 de maio de 2013

"Retalhos Populares" chega ao Mosqueiro

Retalhos Populares_foto Victor Balde_http://bangalocult.blogspot.com

Iris Fiorelli interpreta Carmelaa em Retalhos Populares


Depois de atuar durante cinco anos na Cia. O Mínimo juntamente com o ator Robert Clark, a atriz Iris Fiorelli encarna a palhaça Carmelaa no projeto solo “Retalhos Populares”, que neste mês de maio, aportou no Estado. Contemplado com o incentivo fiscal da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, por meio do Programa Petrobras Cultural, o espetáculo já passou pelas cidades de Riachuelo, Carmópolis, Laranjeiras e, agora, chega a Aracaju. 

Amanhã, a partir das 19h, na Orla do Por do Sol, no Mosqueiro, Carmelaa mergulha no mundo mágico de nuances douradas e fitas coloridas, lotado de malas transportadas na Kombi- cenário do espetáculo. Ela realiza peripécias de uma palhaça atrapalhada, associadas a brincadeiras carregadas de muito riso daquelas que pintam rostos e vestem a alma de alegria. Tudo através da linguagem circense, aliada aos movimentos da dança. É assim que o projeto “Retalhos Populares” leva ao seu público a concepção da arte do riso com o mínimo de palavras e repertório rico em gestos, figurino aprimorado e humor.

O projeto - que também oferece oficinas de iniciação ao mundo do palhaço para até 30 crianças das comunidades escolhidas – e amanhã, das 9 às 11h, terá uma com as crianças da comunidade Mosqueiro, busca o diálogo poético inspirado em tons, sons, sabores, cheiros e gestualidades de quatro manifestações folclóricas sergipanas: Bacamarteiros, de Aguada (Carmópolis), São Gonçalo, da Mussuca (Laranjeiras), Samba de Coco, do Mosqueiro (Aracaju) e o Cacumbi Mirim (Riachuelo). Sempre com foco na estética da intervenção urbana e a arte da improvisação ritmada.

O processo criativo e a direção do espetáculo acontecem junto à direção artística de Erika Moura que, imersa numa residência artística em São Paulo, junto a Iris Fiorelli - intérprete da palhaça Carmelaa -, esquadrinhou o corpo de uma palhaça dançarina e viajante. Esta realiza suas ações procurando constante aprovação e participação de seu público, com movimentos inspirados nas danças populares que norteiam a apresentação.

Crédito das Fotos: Victor Balde

Nenhum comentário: