segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pele de Fulô traz "Cravo do Canavial" ao TTB




O grupo de teatro potiguar Pele de Fulô apresentará no Teatro Tobias Barreto, quarta e quinta-feira, às 21h, o espetáculo “Cravo do Canavial”. O espetáculo aborda, sob a ótica feminina, o universo do Maracatu Rural dos Brincadores de Nazaré da Mata (PE). O Maracatu Rural é o cravo desse canavial, remetendo aos cravos que os caboclos de lança usam na boca durante as apresentações. 

Arquétipo do guerreiro, essas “figuras” do canavial defendem um território marcado historicamente pela desigualdade social, por isso o caráter de resistência presente nesta manifestação, originária da zona da mata de pernambucana, onde os cortadores de cana- de- açúcar são os brincantes. 

Contemplado com o prêmio de montagem Funarte – Myriam Muniz / 2011 e o de circulação 2012, o espetáculo faz parte da pesquisa de Mestrado em Artes Cênicas, idealizado e sob a condução da atriz, preparadora corporal, coreógrafa e atual mestranda da UFRN, Carla Martins, que também dirige o espetáculo.

Grupo ainda em formação, o Pele de Fulô, atualmente, é composto por Aldemar Pereira, Andressa Hazboun, Potyra Pinheiro, Thaís Schmidt e Vania Bertoldo. O figurino é de Irapuan Júnior e direção musical de Marco França. A entrada é franca.

Nenhum comentário: