quarta-feira, 22 de maio de 2013

"O Amor em Retalhos" by Gabi Etinger




Não é de agora, que a artista visual e designer gráfica, Gabi Etinger, utiliza o coração como signo de suas criações. Na sua primeira individual- “Tramas” (2010)-, lá estava ele, despontando em magenta, plotado em meio às xilogravuras estilizadas. Gabi deu um tempo (bem rápido, diga-se) no uso do símbolo do amor e da paixão e experimentou a xilo com a fotografia, resultando na exposição “Êxodo” (2012) em parceria com Victor Balde.

Neste mesmo ano, a artista participou do projeto Caju na Rua, em que utilizou novamente o ícone para preencher a superfície de fibra de vidro do caju gigante Eis que agora, volta em voo solo com “O Amor em Retalhos”, exposição a ser aberta amanhã, às 19h30, na sala 2 da Galeria Jenner Augusto, Sociedade Semear, onde sua poética é centrada na subjetividade feminina, cercada de tantos sentimentos. 

“Por isso o coração, eleito num processo despretensioso, algo que foi surgindo à medida que eu desenvolvia o meu traço através do desenho e da xilogravura, como se já estivesse em mim. Os trabalhos com os corações me representam muito, sou muito emotiva. O amor em retalhos é focado nos sentimentos e nas trocas que fazem parte das relações humanas (Êxtase, Ansiedade, Decepção, Desejo, Intimidade e Cumplicidade). Eu tentei representar esses sentimentos na forma de ícones. A história é uma só: - Mais amor, por favor!”, explica a artista visual.

Na mostra de Gabi (seu primeiro projeto site specific), será possível conferir seis trabalhos, sendo quatro painéis com 2,6 x 1,8 m, um vídeo e uma instalação. Os painéis são confeccionados em stencil, uma nova experiência para ela, cujo resultado é meio sujo e imperfeito, “mas bem humano” como diz a própria artista, “pois sempre sobra um pouco da tinta spray para fora da máscara do desenho”.

‘Cumplicidade’, ‘Intimidade’, ‘Desejo’ e ‘Ansiedade’ serão apresentados nos painéis, ‘Êxtase’ no vídeo (feito por Dani Etinger, parceira na arte e no design) e ‘Decepção’ na instalação, trabalho que a artista aprecia muito e será apresentado em várias placas de madeira dispostas no chão, obrigando o visitante a ficar cabisbaixo para ver o trabalho. 

“Se alguém tropeçar nele, melhor ainda (o táctil entrará na equação). Os painéis terão trilha sonora exclusiva, composta por Alexandre Gomes. Ao lado de cada trabalho, fones de ouvido estarão disponíveis para o visitante os vivenciar com todos os sentidos. O envolvimento com profissionais de outras áreas da cultura é algo que me deixa muito feliz e satisfeita, gerando um produto muito mais rico. Além da ambiência e trilha sonora teremos o registro audiovisual da produtora Café com Guaraná”, diz Etinger.

Este ano parece promissor para Gabi Etinger, que além dessa segunda individual, da carreira, toca o projeto do jornal/panfleto Mais Tarde, com o companheiro e jornalista Rian Santos. “Acabei de montar uma empresa de Design e Comunicação (Calango DC) com o meu marido, Rian Santos, que também é o curador da exposição ‘O Amor em Retalhos’. Como somos dois apaixonados por arte, resolvemos restringir nossa atuação a esse segmento, uma maneira de trabalhar e se divertir ao mesmo tempo. O Mais Tarde é a face pública da Calango, uma maneira que encontramos de nos aproximar de nossos potenciais clientes e dar uma razão social para a empresa. A resposta tem sido muito positiva. O panfleto foi pensado para circular nas redes sociais, não atende a nenhuma função econômica dentro da empresa (não trabalhamos com anunciantes, por exemplo), mas tem enchido os olhos de muita gente boa, e isso nos deixa muito felizes”.

Além disso, ela não descarta a possibilidade de “O Amor em Retalhos” expandir os horizontes e ser levada para outras localidades brasileiras. “O exercício criativo só se completa com esse diálogo. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao meu trabalho, mais vivo ele estará. Por isso, permaneço atenta a editais, procuro conversar com artistas e conhecer galerias de outros lugares, que talvez possam acolher meu trabalho de maneira adequada. ‘Êxodo’ participou de algumas mostras, fora de Aracaju. Mas não quero sair daqui como uma aventureira. Estou concentrada no desenvolvimento de minha poética, trabalhando para levá-la cada vez mais longe”, conclui.

A exposição “O Amor em Retalhos” prossegue até o dia 24 de junho na Galeria Jenner Augusto (Sociedade Semear), localizada à Rua Dr. Leonardo Leite, 148. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h. Acesso gratuito.

Crédito da Foto: Victor Balde

Nenhum comentário: