terça-feira, 16 de abril de 2013

Ballet de Londrina dança ao Som de Stravinsky

Ballet de Londrina ao som de "A Sagração da Primavera"




Em comemoração aos 20 anos de existência, o Ballet de Londrina decidiu realizar uma turnê pelo Nordeste, incluindo a capital sergipana como um dos seus destinos. Neste sábado, às 20h e no domingo, às 19h, no Teatro Atheneu, a companhia estará apresentando suas versões para as obras “A Sagração da Primavera” (1913) e “Petrouchka” (1911), ambas de Igor Stravinsky (1882-1971). 

O programa de repertório de Stravinsky também marca as comemorações do centenário de “A Sagração da Primavera”, uma das peças que serão apresentadas. Nessa obra, o imortal enredo, arrebatado pela música do compositor russo, apresenta os desígnios da condição humana. Baseada em uma antiga lenda russa, a peça narra o sacrifício de uma virgem oferecida aos deuses da Primavera em troca da fertilidade da terra. A música feita por Stravinsky se tornou uma base frequente para ballets produzidos por grupos de dança de todo o mundo. 

O Ballet de Londrina, através do coreógrafo e diretor da companhia, Leonardo Ramos,  faz uma releitura contemporânea de uma obra que inaugurou a vanguarda europeia. O coreógrafo explora a horizontalidade e novos eixos de apoio e equilíbrio dos bailarinos, característica que conquistou o status de linguagem própria da companhia londrinense. A versão não orquestral da música de Stravinsky é executada por quatro pianos, que assumem o papel de todos os instrumentos. O que se vê no palco é um embate de forças em que a fragilidade da condição humana escreve a sua narrativa ora de grande delicadeza ou de total crueldade.

Já em “Petrouchka”, o Ballet de Londrina leva às últimas consequências a enganosa teia da paixão não correspondida, alimentada pelo amor a si próprio. A história é baseada em uma festa folclórica russa organizada anualmente em São Petersburgo, onde dançarinos, acrobatas e animais amestrados divertiam os moradores. No teatro improvisado, um mágico apresenta uma história com bonecos que pareciam pessoas de verdade: o Mouro, a Bailarina e Petrouchka, que em russo significa pierrô. O trio percorre a trajetória humana vulnerável ao amor, a vaidade, o ciúme.

O espetáculo, com duração de 80 minutos, contará com as duas coreografias e um intervalo. A realização conta com apoio do Ministério da Cultura e a Tigre, projeto contemplado pelo Prêmio Funarte/Petrobras Klauss Vianna. A turnê que já passou pelas cidades de Fortaleza (CE), Mossoró e Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL) e chega a  Aracaju, no próximo final de semana, depois seguirá para  Salvador e Camaçari (BA).

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro a preços populares R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Haverá descontos para academias de dança. Mais informações pelo telefone 3179-1910.


Crédito da Foto: Bruno Martins

Nenhum comentário: