quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Oficinas de Danças Populares em Recife

 
Viviane Souto dará curso no "Trocadilho" (Foto: Tatiana Valença)
 
 
Já estão abertas as inscrições para as duas oficinas gratuitas programadas para o “Trocadilho: I Encontro Prático e Teórico de Pesquisa em Danças Populares”, que acontecerá de 19 a 23 de março, no Centro Cultural Correios e sede do Coletivo Lugar Comum, ambos no Bairro do Recife, na capital pernambucana. Com incentivo do Funcultura e proposto pela atriz-dançarina e pesquisadora Viviane Souto Maior, o evento propõe o intercâmbio entre artistas-pesquisadores das áreas de Dança, Teatro e Culturas Populares que têm nas danças tradicionais de Pernambuco a base do seu trabalho pessoal, técnico e cênico, assim como a divulgação de suas pesquisas para a classe artística pernambucana.
 
As atividades que compõem o projeto têm como foco a pesquisa sobre a incorporação de elementos das danças populares à prática de formação de dançarinos e atores profissionais, tendo como resultado um conjunto de exercícios e metodologia de treino baseados no frevo e no cavalo marinho, assim como a colaboração dessas danças para o processo de criação cênica.

Duas oficinas gratuitas serão oferecidas concomitantemente para maiores de 14 anos, especialmente atores, dançarinos, performers e interessados em dança com disposição para o trabalho corporal:
 
Teatro e Dança: Uma Brincadeira, com Viviane Souto Maior
 
De 19 a 23 de março, das 9 às 12h, na sede do Coletivo Lugar Comum (Rua Madre de Deus, 170, sala 202, Bairro do Recife). A oficina dialoga com diferentes linguagens: teatro, dança e cultura popular, apresentando os diversos desdobramentos possíveis da dança do frevo e do cavalo-marinho e o seu aproveitamento técnico, cênico e educativo como potencial para o trabalho nas artes cênicas.


Cavalo Marinho e o Corpo na Cena, com Lineu Gabriel

De 19 a 23 de março, das 9 às 12h, no Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife. Tel: 81 - 3224 5739 e 3424 1935). A oficina aborda aspectos da pesquisa corporal que utiliza elementos do Cavalo Marinho na construção de uma prática para o ator-dançarino, com o objetivo de abrir caminhos para uma relação subjetiva e pessoal com os princípios técnico-expressivos das brincadeiras populares. A partir da corporeidade e dos passos da dança do Cavalo Marinho, serão trabalhados jogo, presença cênica, pulso, intenção, manipulação de energia e dinâmica corporal.
 
 
Para inscrição nas oficinas, até dia 11 de março, basta mandar e-mail com breve currículo para: trocadilhooficina@gmail.com Haverá seleção para os participantes. Todo o restante da programação (ainda a ser divulgada), que vai contar com palestras, aulas demonstrações e exibição de vídeos, tendo como convidados os artistas-pesquisadores Viviane Souto Maior, Helder Vasconcelos, Lineu Gabriel, Maria Acserald, Roberta Ramos, Tainá Barreto e Valéria Vicente, é gratuita, não sendo necessária inscrição prévia. O evento conta com incentivo fundamental do Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário: