quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MASP expõe Gravuras do Renascimento Alemão


"Três Cabeças Orientais"- obra de Schongauer


Até o dia 13 de janeiro de 2013, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) abriga uma mostra significativa da coleção Barão Edmond de Rothschild ao Museu do Louvre. Trata-se da exposição “Luzes do Norte” composta por 61 obras (gravuras e desenhos) renascentistas alemãs, que pela primeira vez são mostradas ao público (nem mesmo no Louvre, essas obras-primas, até então, tinham sido expostas). 

A representatividade dessa exposição, não está diretamente ligada ao número de obras que atravessaram o Atlântico para serem apreciadas pelos brasileiros. Levando-se em conta que a coleção completa do Barão é formada por 100 mil obras, o que são apenas 61 ? A importância deve-se não só ao ineditismo da mesma, como o fato da exposição comportar o que de mais relevante foi produzido na arte do desenho, nos séculos XV e XVI, em solo alemão.

Colecionador de obras de arte que, à frente de seu tempo, compreendeu o Zeitgeist do Renascimento, o Barão Edmond de Rothschild “reuniu as mais belas peças da gravura alemã dos séculos XV e XVI que a curiosidade intelectual, o estudo erudito e, algumas vezes, a sorte ofereceram para seu excepcional gosto pelo Belo”, diz Henri Loyrette, diretor presidente do Louvre.

Ainda em vida, o barão francês externou à família o desejo de que sua primorosa coleção, após sua morte, fosse doada ao Museu do Louvre. Pouco mais de um ano depois de sua morte, no dia 28 de dezembro de 1935, os herdeiros do Barão e da Baronesa doaram ao Estado o conjunto da coleção (mais de três mil desenhos, mais de 40 mil gravuras, manuscritos e livros raros).

Para o MASP, que contribui com a exposição “Luzes do Norte” com os óleos sobre madeira “O Poeta Henry Howard, Conde de Surrey” (1542), de Hans Holbein, o Jovem e “Retrato de Jovem Aristocrata” (1539), de Lucas Cranach, o Velho, essa é mais uma excelente oportunidade de evidenciar o valor do papel (como suporte), que costumeiramente é mal apreciado.

Depois de mostrar ao público em 2010, as colagens de Max Ernst e, em 2011, as gravuras e desenhos de Sigmar Polke, agora é a vez do MASP exibir obras do Mestre do Baralho, do Mestre E. S., Martin Schongauer, e Albrecht Dürer, pertencentes ao Renascimento- movimento artístico e intelectual nos séculos XV e XVI, que lançou bases ao desenvolvimento do comércio, crescimento de cidades, rompimento com a mentalidade de misticismo e com forte inclinação ao Humanismo. Suas características principais eram, sobretudo, a exaltação do individualismo e da personalidade humana e o apreço à arte comercializável, possível graças à invenção da prensa por Gutenberg. 

Os destaques ficam por conta de um dos mais antigos desenhos alemães que se tem conhecimento “O Imperador Sigismundo com o Rei da Boêmia e o Rei da Hungria” do Mestre Anônimo; o buril “A Prisão de Jesus Cristo”, realizado pelo Mestre do Baralho em atividade por volta de 1430-1450; “O Banquete Amoroso” do Mestre E.S.; a gravura realçada com guache “Três Cabeças Orientais” de Martin Schongauer e o buril “Adão e Eva ou A Queda” de Albrecht Dürer.

Este último, incontestavelmente, o maior artista do Renascimento Alemão, foi o responsável por levar o movimento artístico, oriundo da Itália, para o Norte da Europa.  Para Teixeira Coelho, curador do MASP, Dürer “foi o maior nome da gravura em todos os tempos até a chegada de Rembrandt, e foi a gravura que firmou seu nome internacional ainda em sua própria época. [...] Seu grande aporte, por arbitrário que seja destacar um dentre vários, foi a originalidade da invenção, algo que se poderá verificar nesta exposição, de modo central embora não exclusivo, nas peças ‘Santo Eustáquio’, ‘A Trindade’ e o popular ‘Rinoceronte’, três de suas muitas obras-primas”. 

Para ver esses e outros trabalhos expostos no 2º andar do MASP, ele localiza-se à Av. Paulista, 1578. O museu funciona de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h. Às quintas: das 10h às 20h. Ingresso: R$ 15 e estudante: R$ 7. Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 anos não pagam. Às terças, o acesso é gratuito a todos.

Nenhum comentário: