terça-feira, 27 de novembro de 2012

Prêmio Portugal Telecom divulga Vencedores

A cerimônia de entrega do 10º Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa consagrou o português Valter Hugo Mãe. O escritor e poeta foi agraciado com o Grande Prêmio, escolhido entre os vencedores das três categorias da edição 2012 do Prêmio. Valter Hugo Mãe ganhou o prêmio como melhor Romance, enquanto Dalton Trevisan venceu a categoria Conto e Nuno Ramos, a Poesia. O anúncio foi feito ontem, à noite, no Auditório do Ibirapuera, em evento que contou com a presença dos autores e de outras personalidades da Cultura Brasileira.

Nascido em Angola, em uma cidade chamada Henrique de Carvalho, Valter Hugo Mãe foi premiado por seu último livro, "A Máquina de Fazer Espanhóis", segundo título de ficção mais vendido em 2010, em Portugal. Trata-se do quarto volume de uma tetralogia formada pelos romances: "O Nosso Reino (2004), "O Remorso de Baltazar Serapião" (2006, vencedor do Prêmio Saramago) e "O Apocalipse dos Trabalhadores" (2008).

O curitibano Dalton Trevisan, vencedor da categoria Conto com a obra "O Anão e a Ninfeta", tem mais de 40 livros publicados, em 50 anos de carreira. Já conquistou o Prêmio Portugal Telecom em 2003, com o livro "Pico na Veia", e em 2007, com a obra "Macho não Ganha Flor". Em 2012, o escritor foi eleito por unanimidade o vencedor do Prêmio Camões, principal reconhecimento da literatura em língua portuguesa, criada em 1988 por Brasil e Portugal. O escritor ainda venceu quatro vezes o prêmio Jabuti, entre 1960 e 2011.

Um dos mais importantes nomes da arte contemporânea brasileira, Nuno Ramos é autor de livros de contos, ficção, poesia e ensaios biográficos, e foi premiado por sua obra Junco. Formado em filosofia, o artista multimídia foi o ganhador do prêmio Portugal Telecom em 2009, com "Ó". Nuno Ramos, atualmente, está com uma instalação no Rio de Janeiro na qual mostra diversos objetos pessoais e outros coletados aleatoriamente, que serão todos destruídos ao final da exposição.

10ª edição do Prêmio- Os conceitos norteadores do prêmio são a transparência em todo o processo e o caráter democrático das três etapas de votação.

Atendendo às solicitações de curadores de várias edições, pela primeira vez os 60 primeiros classificados e os 12 finalistas foram votados separadamente, em três categorias: poesia, romance e conto/crônica. O vencedor de cada categoria recebeu um prêmio no valor de R$ 50 mil. 

Valter Hugo Mãe, escolhido dentre os três vencedores como o ganhador do Grande Prêmio Portugal Telecom, levou R$ 50 mil adicionais.

Nenhum comentário: