quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Miguel Rio Branco apresenta "Ponto Cego"

O segundo semestre é marcado por uma das principais exposições de artes visuais realizadas pelo Santander Cultural Porto Alegre, em 2012. Trata-se de "Ponto Cego", individual de Miguel Rio Branco, que será aberta hoje para o público. 

São 110 criações que representam a multiplicidade do artista que possui um domínio do uso das cores, reconhecidos internacionalmente, como uma das maiores manifestações poéticas da arte contemporânea. A curadoria é de Paulo Herkenhoff.

O recorte de obras produzidas entre 1986 e 2012 atesta o vigor da expressão criativa de Miguel Rio Branco além de seu domínio e uso das cores. Trata-se de quase cinco décadas de criação do artista que nasceu na Espanha, em 1946, com diversificadas manifestações poéticas da imagem e da fotografia que permitem refletir sobre o seu trabalho .

Paulo Herkenhoff, crítico de arte e curador da exposição, selecionou obras que traduzem a extensa produção fotográfica, pictórica, fílmica, de livros e projetos do artista. Para refletir o método de trabalho de Rio Branco, a disposição dos trabalhos não obedece ordem cronológica, temática e muito menos por técnicas. A montagem é organizada para propiciar ao público um contato com o esforço vital do artista na elaboração da arte.

Carlos Trevi, coordenador das unidades culturais do Santander, destaca que “o banco propõe um olhar atento sobre a arte contemporânea, dentro de um espírito inovador e de estímulo à indústria criativa”.

O catálogo de obras, o projeto educativo, as atividades simultâneas e os materiais de apoio sustentam a prática reflexiva e nos auxiliam a melhor compreender a riqueza dessa produção. Mais informações sobre o artista estão em http://www.miguelriobranco.com.br/

O Santander Cultural Porto Alegre está localizado à  Rua Sete de Setembro, 1028, na capital gaúcha e a exposição permanece em cartaz aberta até 11 de novembro de 2012. O espaço cultural funciona de terça a sábado, das 10h às 19h, domingos e feriados, das 13h às 19h. Entrada franca.

Nenhum comentário: