quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Jussara Silveira faz show pelo MPB Petrobras



Amanhã, a partir das 21h, no Teatro Tobias Barreto, a cantora Jussara Silveira estará se apresentando dentro do projeto MPB Petrobras. Depois de levar o show “Ame ou se Mande” para Maceió, Recife, Fortaleza, São Luiz e Natal, Jussara encerrará a turnê pelo Nordeste, na capital sergipana.

Apresentado com sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo durante os últimos meses de 2011- época em que lançou o CD “Ame ou se Mande”- o show chega a Aracaju com repertório formado por “escolhas do coração”. Acostumada a ser acompanhada por cordas de violão, a cantora inova ao trazer para o palco a percussão de Marcelo Costa e o piano de Sacha Amback (também responsáveis pela direção musical do novo disco). Considerada por Gal Costa uma das três melhores cantoras do país, Jussara Silveira ganha depoimento apaixonado de Arnaldo Antunes que a define como uma intérprete de “densidade emocional extrema, que não deságua em dramaticidade”.

E é essa densidade, que percebemos quando ela interpreta ‘A Voz do Coração’(Celso Fonseca/Ronaldo Bastos), ‘Madredeus’ (Caetano Veloso), ‘Marcianita’ (José Imperatore Marcone/Galvarino Villota Alderete - Versão: Fernando César) ou ‘Ifá’ (Cezar Mendes/Capinan), ‘Tenho Dó das Estrelas’ (Zé Miguel Wisnik sobre poema de Fernando Pessoa), canções que compõem o CD “Ame ou se Mande” e não devem ficar de fora do repertório deste show.

A apresentação de amanhã, ainda brinda a plateia com a première de três canções do disco “Flor Bailarina”: ‘Canta Meu Semba’ (Paulo Flores) e ‘Lemba’ (José Manoel Canhanga), além da clássica ‘Calunga’, do compositor pernambucano Capiba (1904-1997). Pela escolha de repertório e fidelidade das interpretações ao espírito das músicas, o novo show de Jussara Silveira configura uma autêntica celebração da lusofonia, das mais nobres expressões literárias e musicais de Brasil, Angola e Portugal.

Com sete CDS gravados – “Jussara Silveira” (1997), “Canções de Caymmi” (1998), “Jussara” (2000), “Nobreza” (2006), Entre o Amor e o Mar (2006), Ame ou se Mande (2011) e “Flor Bailarina” (2012), e com participações em discos e coletâneas de outros artistas, como Cássia Eller e Batatinha, a cantora mineira, radicada em Salvador, vem, cada vez mais, conquistando a admiração e o reconhecimento de público e de crítica.

No show de abertura, o público confere o trabalho de João Liberato (flauta) e João Omar (violão). Graduados e mestres em música pela Universidade Federal da Bahia, Liberato e Omar (filho de Elomar) tocam juntos há seis anos e desenvolvem um intenso trabalho de pesquisa e divulgação da música de câmara com essa formação instrumental. Com passagens por importantes eventos da música instrumental do país como o Projeto Pixinguinha e o Festival BNB de Música Instrumental, o duo se propõe a levar ao público um repertório variado de músicas para flauta e violão, explorando diversas facetas da música erudita e popular brasileira.

Segundo João Liberato, o repertório será composto de composições do próprio João Omar, Egberto Gismonti, além de inéditas de João Omar com Elomar. O flautista baiano diz que a música instrumental tem conquistado novos adeptos em Aracaju, mas ainda está longe do consumo interno ser suficiente para mantê-la. “Temos músicos muito bons, versáteis que têm se destacado fora daqui. O importante é que a música instrumental tem crescido bastante em Sergipe e com qualidade, mas se o público interno ainda não é suficiente para consumir tudo quem tem sido produzido por aqui, esses profissionais tem se apresentado além fronteiras e tido sucesso”.

Com o patrocínio exclusivo da Petrobras, o projeto completa 15 anos de atividades e mantém em 10 capitais uma programação musical de qualidade a preços populares. Os ingressos já podem ser adquiridos a R$ 20 (inteira) e R$ 10  (meia). O MPB Petrobras é uma realização da Caderno 2 Produções Artísticas, com produção local de Mércia Barreto. Toda a renda do show será doada ao GAAC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer.

Nenhum comentário: