quinta-feira, 12 de julho de 2012

Museu da Pessoa comemora 20 anos e lança concurso

Até o dia 30 de julho, o Museu da Pessoa e a Editora Olhares realizam o concurso cultural "Você Escritor". O selecionado terá sua crônica publicada no livro "Todo Mundo tem uma História pra Contar", obra comemorativa aos 20 anos do Museu da Pessoa, com lançamento previsto até o final de 2012. O formato do texto é livre e deve ter no máximo três mil caracteres. Não há restrições para envio da crônica e o autor pode partir da história do Raí, disponível no portal do Museu da Pessoa.

Três crônicas irão para o final do concurso e no dia 15 de agosto será anunciado o vencedor, escolhido pelo próprio ídolo do futebol.O livro Todo mundo tem uma história pra contar reunirá 20 histórias de vida do acervo do Museu, entre elas pessoas pouco conhecidas e a do Raí. Além da crônica selecionada pelo concurso "Você Escritor", as demais histórias serão recontadas e assinadas por escritores, jornalistas e personalidades como Martha Medeiros, Luiz Ruffato, José Roberto Torero, Ana Maria Gonçalves, Nirlando Beirão, Alberto Dines, Milton Jung e Regina Casé.

Mais informações em http://www.museudapessoa.net/ ou www.editoraolhares.com.br/blog

Sobre o museu- Fundado há duas décadas, o Museu da Pessoa é um espaço aberto, colaborativo e virtual, que tem como missão transformar as histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. Destaca-se por ter sido concebido inicialmente para o meio virtual, mesmo antes de ter a internet em operação no Brasil– já que, no início, o acervo era organizado em uma base digital (CD-ROM) e distribuído para as pessoas – construindo uma rede de memória muito anterior ao surgimento das redes sociais.

Em 20 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação de 3 outros museus em Portugal, Canadá e EUA. Hoje conta com um acervo de 15 mil depoimentos de histórias de vida e 72 mil documentos e imagens que contam a história de instituições, cidades e de grupos sociais diversos.

Nenhum comentário: