quinta-feira, 5 de julho de 2012

Concerto alusivo à Emancipação Política de Sergipe

Logo mais, às 20h30, no palco do Teatro Tobias Barreto, a Orquestra Sinfônica de Sergipe apresentará um concerto comemorativo à Emancipação Política de Sergipe. A noite será de homenagens e participações muito especiais. Sob a regência do maestro Guilherme Mannis será realizada estreia mundial da obra encomendada pela ORSSE ao compositor Cláudio de Freitas, “Quatro Canções sobre Poemas de Tobias Barreto”, interpretada pelo baixo paulista Carlos Eduardo Marcos.

As “Quatro Canções sobre Poemas de Tobias Barreto” foram concebidas pelo compositor e fagotista Cláudio de Freitas exclusivamente para a ORSSE. A peça foi composta a partir de quatro poemas contidos no livro "Dias e Noites" (1893). O compositor escolheu a poesia patriótica “Cena Sergipana” como o primeiro quadro da obra, seguida das amorosas “Penso em Ti” e “Que Mimo!...”, intercaladas pela filosófica “O Gênio da Humanidade”.

Foram transpostas para a partitura as minúcias e particularidades do ritmo, prosódia, rima e acentuação dos versos do poeta, assim como suas constantes metáforas e referências aos animais e aos fenômenos da natureza, e da sua representação do amor pueril e nem tanto mais idealizado, num caráter melódica e harmonicamente mais maduro, meditativo e contemplativo.

Na segunda parte do concerto, o renomado pianista Ricardo Castro executará o “Concerto para Piano e Orquestra no. 2”, do compositor alemão Johannes Brahms. Segundo o maestro Guilherme Mannis, diretor da ORSSE, tocar Brahms e musicar os poemas de Tobias consiste na exaltação à memória desse célebre sergipano para os seus conterrâneos. Sergipe é um reduto de infindáveis talentos.  Em noite de homenagens, igualmente será lembrada a memória do historiador e pesquisador Luiz Antônio Barreto, criador do Instituto Tobias Barreto e que, em vida, foi um grande defensor dos vultos sergipanos na cultura do seu povo.

Os ingressos para o concerto podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ao preço de R$ 20 (inteira) e R$10 (meia). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (79) 3179-1480/3179-1496.

Nenhum comentário: