sexta-feira, 22 de junho de 2012

São João no ritmo do Coco

Quer curtir um São João diferente, mas animado ? Longe do forró elétrico e do tradicional pé de serra ? Então, prepare-se para dançar a noite inteira, porém no ritmo do coco. Trata-se do tradicional Samba de Coco do Mosqueiro, comandado pelo Seu Dió, que acontece nos dias 23 e 24 de junho, à noite, nas imediações do Bar Tanga Voou.

Para quem desconhece o caminho para chegar à festa, basta seguir em direção ao Mosqueiro, pegar o acesso à Orla Pôr-do-Sol e, quando chegar próximo ao rio, entrar à direita, por uma estradinha de piçarra. Alguns metros adiante, dará para ouvir o “zum- zum-zum” dos participantes e visitantes, que movimentam-se numa pequena clareira, entre o arraial e a capelinha, à espera do início da dança.

Quem organiza tudo, há mais de duas décadas, é o bombeiro reformado, Rosualdo da Conceição, conhecido como Seu Dió (ou Diô). Ele arregimenta familiares para ajudar na decoração do local, na escolha do mastro na mata, para posterior queima, e no preparo da famosa “meladinha”, bebida composta de mel, canela em pau, erva-doce, casca de lima e açúcar, que é servida durante o evento, como bebida “comunitária”.

“Tudo é levado ao fogo com água e, depois da fervura, é acrescida a cachaça. É consumido em torno de 10 litros da bebida, por noite, que tem que ser feita direito, pois tem um ponto certo de acrescentar a cachaça. Caso a bebida queime, ela não serve mais para o consumo”, explica Seu Dió.

Também é possível degustar bolo de milho, de macaxeira, milho assado e cozido, amendoim e outras iguarias nas barraquinhas espalhadas ao redor do arraial. Os preparativos, para o tradicional Samba de Coco, começam no final do mês de maio, e uma prévia do que acontece nesse final de semana, pode ser conferido na comemoração do Dia de Santo Antônio. O profano e o sagrado, por sinal, caminham junto neste evento.

Antes do contagiante ritmo do coco ser evocado pelo quarteto musical, composto por Luzia da Conceição (reco-reco), Sr. Gileno (tambor grande), Carisvaldo (tambor pequeno) e Nilton (amarração), as orações serão comandadas por D. Maria Cristina Santos Brito, na capela erguida em homenagem aos santos juninos.

Os fiéis entoam ladainhas e orações em homenagem ao santo do dia e depois, encerram as comemorações, cantando “Despedida de São João”. “Desde os dez anos de idade que eu acompanhava meus pais nas orações e agora, já estou colocando minhas filhas para rezar e cantar comigo também. Sigo as orações escritas num caderninho, pelos moradores daqui, que já foram passadas para mim, há tempos atrás”, diz D. Maria Cristina.


Terminada a reza, todos se dirigem ao arraial para dançar. Bebericando ou não a meladinha, adultos, idosos e crianças são ‘levados’ a soltar o corpo na festa que tem hora para começar, porém para terminar é sempre uma incógnita.

Se o internauta ficou com água na boca, querendo conhecer de perto a folia desses intrépidos dançarinos, chegue cedo, por volta das 21h30, para não perder nem um pouquinho do evento. Caso contrário, só no ano que vem!

Nenhum comentário: