sábado, 30 de junho de 2012

Julho é o mês de John Cassavetes



John Cassavetes_ator e diretor

Terá início nesta terça-feira, dia 03 de julho, às 18h, no auditório do SESC/centro (rua Dom José Thomaz, 235), a Mostra de Filmes "John Cassavetes - o cinema independente norte-americano". Ao todo, serão exibidos até o dia 1o de agosto, cinco longas do diretor e ator norte-americano, sendo que na noite de abertura do evento, será exibido o filme de estreia de Cassavetes, "Sombras" (1959). Logo após a exibição,  haverá uma palestra do professor Romero Venâncio, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe, com o tema "O Cinema Independente Norte-americano- um panorama a partir de John Cassavetes".

O filme "Sombras" foi percebido não só como um manifesto do cinema demolidor de John Cassavetes, mas também do próprio cinema independente americano, que não foge de temas controversos como o submundo da arte, do crime, da desintegração das relações convencionais, da loucura, que espelha nos temas e na forma artística a ebulição mental do ser humano na turbulenta modernidade.

A trama concentra-se na história de três irmãos de ascendência negra que moram juntos: Benny (um adolescente revoltado que tenta ser saxofonista), Hugh (cantor de jazz em busca da ascenção profissional) e Lelia (jovem que pretende ser escritora e está em busca de sua identidade). Durante uma festa, Lelia conhece Tony e, no dia seguinte, leva-o até sua casa. Ao descobrir, que Lelia é mestiça, o rapaz pensa em desistir do relacionamento. Sentindo a hostilidade e a covardia do rapaz, Hugh o proíbe de visitar sua irmã.
Ao final, o quê prevalecerá: o sentimento de Lelia para com Tony ou a relação de aparente estabilidade entre os irmãos ?

O filme, que teve duas versões ( a primeira mais informal e menos narrativa e a segunda- definitiva- menos experimental e com mais destaque para os atores), já delineia o método Casavetes de trabalhar: mistura de improvisação e texto para encontrar uma narrativa desembaraçada de códigos e clichês; proximidade e relação privilegiada com o ator e recusa a uma submissão restritiva à técnica, colocada a serviço do filme e não o inverso.

Segundo Marco Aurélio Lopes Fialho, assessor de cinema do Departamento Nacional do SESC, a obra de John Cassavetes constitui-se como fundamental para quem acredita que o cinema é uma arte pautada na criatividade e na liberdade de expressão do artista, e considera como conseqüência desse processo a produção de uma obra possuidora de um poder demolidor e crítico das instituições sociais, assim como os valores que as sustentam, até então considerados por muitos como intocáveis e imutáveis.

“Cassavetes acreditava que o cinema devia, em primeira e última instância, expressar o ser humano como ele se apresentava na vida, isto é, em suas contradições e desintegrações sociais, tanto no mundo do trabalho e do casamento quanto no próprio domínio das artes”, disse o assessor.

Para Fialho, a realização do cinema de Cassavetes acontece por meio de uma cumplicidade atroz com seus atores, quase co-realizadores de seus filmes. Prova disso foi à parceria com sua esposa Gena Rowlands e com o amigo Ben Gazarra. Era preciso confiar e acreditar no processo de criação do cineasta, que também foi um ator consagrado por obras como "O Bebê de Rosemary" e "Os Doze Condenados".

As exibições serão abertas ao público gratuitamente e a programação completa pode ser conferida, logo abaixo:

03/07 (terça)
Filme: Sombras (1959)
Convidado: Prof. Dr. Romero Venâncio
Local: Auditório do SESC/centro
Horário: 19h
04/07 (quarta)
CineSESC meio-dia:  Sombras (1959)

10/07 (terça)
Filme: Faces (1968)
Convidado: Wesley Pereira
Local: Auditório do SESC/centro
Horário: 19h
11/07 (quarta)
CineSESC meio-dia: Faces (1968)

17/07 (terça)
Filme: Uma Mulher sob Influência (1974)
Convidado: Jadson Teles
Local: Auditório do SESC/centro
Horário: 19h
18/07 (quarta)
CineSESC meio-dia: Uma Mulher sob Influência (1974)

24/07 (terça)
Filme: A Morte de um Bookmaker Chinês (1976)
Convidado: Ninalcira Sampaio
Local: Auditório do SESC/centro
Horário: 19h
25/07 (quarta)
CineSESC meio-dia: A Morte de um Bookmaker Chinês (1976)

31/07 (terça)
Filme: Noite de Estreia (1977)
Convidado: Prof. Msc. Caio Amado
Local: Auditório do SESC/centro
Horário: 14h30
01/08 (quarta)
CineSESC meio-dia: Noite de Estreia (1977)

Nenhum comentário: