segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dois dias, seis filmes e uma exposição



O final de semana não poderia ser mais prazeroso.  Assisti a seis filmes, conferi uma exposição de Botero e ainda adquiri alguns souvenirs cinematográficos (DVDs). Dois dias em Salvador e a agenda fica lotada num piscar de olhos. Isso sem contar o show do Marcelo Jeneci (que graças a Deus, tive a oportunidade de conferir no ano passado no Conexão Vivo em BH) que aconteceu ontem, pela manhã, no Parque da Cidade.

Na impossibilidade de usufruir de uma cidade com qualidade de vida cultural, a alternativa é buscar essas opções salutares num centro mais próximo. Então, que seja Salvador, que hoje possui uma programação cinematográfica tão brilhante quanto a Reserva Cultural em São Paulo, por exemplo. Incrível como num circuito de cinco salas (Circuito Sala de Arte formado pelo Cine UFBA, Cine Vivo, Cinema do Museu e Cine XIV), o espectador tem a opção de assistir a cerca de 20 títulos distintos. Quando teríamos essa chance por aqui ?

O meu itinerário, dessa vez, contou com um filme no Cine Glauber Rocha ("Weekend"), um no Cinema do Museu ("Lira Paulistana") e quatro no Cine Vivo ("A Delicadeza do Amor", "Deus da Carnificina", "Apenas uma Noite" e "O Que eu Mais Desejo"). Bem verdade, que nem todos são excelentes, mas cada um a seu modo, encontra seu público cativo.

Nessa primeira postagem, vou me ater ao filme "Weekend" que foi uma gratas surpresa. Trata-se de uma produção inglesa, dirigida por Andrew Haigh. De um fato corriqueiro, o diretor constrói uma trama instigante e sedutora (em tempos de filmes românticos cada vez mais insossos), envolvendo dois rapazes.

Russell ( Tom Cullen) é um introspectivo salva-vidas de um complexo aquático, que aproveita o tempo livre para se divertir em festas promovidas pelo amigo Jamie (Jonathan Race) ou liberar geral, nas boates gays. É numa dessas saídas noturnas, que ele conhece o depretensioso Glen (Chris New). Os dois "esticam" até o apartamento de Russell e, após uma transa aparentemente casual, percebemos que a dupla vai pouco a pouco se envolvendo, no que pode descambar para um grande amor. Será?

O trunfo de "Weekend" está na direção do elenco, bem como na sincera abordagem em torno dos relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. Há um discurso bastante interessante feito por Glen, já próximo do final da exibição,  durante uma festa, em que ele questiona o porquê de certas atitudes serem vistas como normais entre heteros, mas pouco toleráveis se tomadas por gays.

Estariam os gays apenas fadados a relacionametos superficiais e à curtição de baladinhas de finais de semana ? Pode ser que este, seja o pensamento de muitos heterossexuais,  mas "Weekend" vem mostrar que há outras possibilidades bem mais  reais de sentimentos. Recomendado para todos os romântico (a) s.


Legenda da Foto: Russel (Tom Cullen)  e Glen (Chris New) em plena forma dramática no longa "Weekend"



Nenhum comentário: