segunda-feira, 21 de maio de 2012

ORSSE apresenta "Tosca" in Concert

Daniella Carvalho_soprano



Em julho do ano passado, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) sob o comando do maestro Guilherme Mannis, apresentou no palco do Teatro Tobias Barreto (TTB), a obra “La Bohème” de Giacomo Puccini (1858-1924) em forma de concerto. Na ocasião, o espetáculo contou com as sopranos Daniella Carvalho e Carla Cottini, o tenor Marcello Vannucci, os barítonos Sebastião Teixeira e David Marcondes e os baixos Cláudio Alexandre e Saulo Javan.

Parte desse competente elenco estará envolvido com a apresentação de “Tosca” do mesmo Puccini, que acontecerá nesta quinta e sábado, às 20h30, no TTB. Regido pelo maestro e diretor artístico da ORSSE, Guilherme Mannis, o concerto semi-encenado contará com legendas em português, para melhor entendimento da história pela plateia. Sobre a realização de espetáculos dessa natureza, Mannis comenta, “o Tobias Barreto é um grande Teatro, e nossa orquestra realizou interpretações notáveis de “Aïda” e “La Bohème”, nos anos anteriores. Nada mais justo do que brindar
o nosso público com outra ópera de enorme sucesso, rara beleza musical e enredo surpreendente. Num futuro próximo, visualizo a capacidade de Sergipe abrigar um belíssimo festival de ópera, que
encantaria a toda a sociedade envolvendo, principalmente, a produção local.”

A soprano carioca, de raízes sergipanas e que atualmente está radicada em Nova York, Daniella Carvalho, viverá Floria Tosca. Já o tenor Richard Bauer interpretará Mario Cavaradossi; os barítonos Rodolfo Giugliani e Sebastião Teixeira serão, respectivamente, o Barão Scarpia e o Sacristão; o baixo Saulo Javan  encarna Angelotti e, completando o elenco, o tenor Jonathas Mathias como Spoletta e Cláudio-Alexandre Silva interpretando dois papéis: Sciarrone e Carcereiro.
A regência do Coro Sinfônico da ORSSE ficará a cargo do maestro Daniel Freire, e os espetáculos possuem ainda a assistência do maestro Daniel Nery.

Sobre Tosca- Dividida em três atos, a história da ópera se passa em Roma, no início do século XIX, num clima pós-revolucionário. Angelotti, o protagonista deste movimento, é preso pelo regime, mas consegue fugir e refugia-se numa igreja. O pintor Mario Cavaradossi é um simpatizante das
ideias revolucionárias e pelo apoio à fuga de Angelotti acaba se envolvendo com Floria Tosca, uma cantora que chega à igreja para visitá-lo.

O barão Scarpia, braço direito do poder, passa a perseguir o revolucionário, pressionando e prendendo Mario e assediando Tosca, sua amada, que faz de tudo para libertar o pintor. Após a notícia da vitória de Napoleão, subitamente comunicada, Mario declara sua vitória e Scarpia faz um acordo com Tosca para libertar o pintor, desde que cedesse aos seus encantos por uma noite. Tosca, revoltada, assassina Scarpia pensando em dias felizes com seu amor. O desenrolar da intrincada trama, no entanto, acaba trazendo acontecimentos surpreendentes.


Os ingressos para “Tosca” em formato concerto já estão à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto ao preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Legenda da Foto: A soprano Daniella Carvalho viverá a personagem título nessa grande obra de Puccini

Nenhum comentário: