quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cine Cult exibe filmes premiados em Cannes

O Garoto da Bicicleta_filme_divulgação
Depois de alguns títulos mornos, exibidos nas últimas semanas, eis que entrará em cartaz no Cine Cult Riomar, o filme “O Garoto da Bicicleta” dos irmãos Jean Pierre e Luc Dardenne e no Cine Cult Jardins, "O Porto" de Aki Kaurismäki.  Para quem conhece a filmografia da dupla belga, detentora da Palma de Ouro em Cannes por “Rosetta” (1999) e “A Criança” (2005), essa película estrelada por Cécile De France e Thomas Doret soa mais otimista.

No entanto, a frieza e o egoísmo, recorrentes em personagens de suas produções, estarão personificados na figura do pai (Jérémier Renier) do Garoto. Ele abandona o filho num internato e mesmo sendo procurado pelo pré-adolescente, despreza-o. Cyril, por sua vez, não desiste de procurar sua bicicleta e descobrir o paradeiro do pai e numa de suas escapulidas, depara-se com a cabeleireira  Samantha (a sempre graciosa Cécile De France).

Após firmar um acordo com o diretor do internato, Samantha passa acolher o pré-adolescente em sua casa nos finais de semana, servindo de “guardiã”. Inicialmente, arredio, Cyril vai se adaptando às regras da nova morada, mas antes que pareça fácil demais o convívio entre os dois estranhos e solitários personagens, os irmãos Dardenne nos presenteia com momentos de tensão, em que o garoto passará por situações limites, inclusive se envolvendo com o delinquente Wes (Egon di Mateo).


Samantha também não escapará ilesa dessa acolhida. Em dado momento, já com o instinto materno à flor da pele, ela entrará em conflito com o namorado e terá que fazer escolhas, antes impensáveis. É sobre as opções que fazemos e as consequências geradas por elas, que o filme se concentra.

Ponto para os atores Thomas Doret (estreando no cinema) e Cécile De France -em ótimas interpretações- e para os Dardenne, que apesar do tema focado, faz com que “O Garoto da Bicicleta” passe longe do melodrama. O delicado filme foi o vencedor do Prêmio da Crítica e Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2011. Pena que as sessões do Cine Cult Riomar encolheram. Este filme só será exibido, terça e quinta-feira, às 18h10.

Neste mesmo ano, a co-produção belga/alemã/finlandesa "O Porto" do diretor Aki Kaurismäki abocanhou também o Prêmio da Crítica em Cannes. Ainda não conferi esta película, que foi indicado ao Oscar 2012 na categoria de Filme Estrangeiro, mas pretendo fazê-lo no final de semana. Limito-me apenas a informar que trata-se de um filme ambientado na cidade de Le Havre (FRA) sobre a imigração ilegal (tema recorrente nas produções francesas dos últimos anos) e cuja trama girará em torno do encontro entre o engraxate e escritor aposentado, Marcel Marx, (André Wilms) e o garoto africano, Idrissa (Blondi Miguel).


Nenhum comentário: