quinta-feira, 12 de abril de 2012

SESC Partituras aporta no Teatro Atheneu

Guga Montalvão_SESC Partituras
Quinteto de Cordas_SESC Partituras


O Departamento Nacional do SESC estará promovendo no próximo dia 14 de abril, concertos simultâneos em 23 Estados do país, com o intuito de lançar o site “SESC Partituras”. Os concertos serão realizados por músicos locais incluindo grupos de câmara, corais, solistas e orquestras e todo o repertório apresentado consta do acervo “SESC Partituras”.

Em Aracaju, o Teatro Atheneu será palco do evento, a partir das 19h, com entrada franca, ocasião em que, apresentar-se-á o violonista Guga Montalvão e o Quinteto de Cordas Aracaju Armorial. Guga que foi aluno de João Rodrigues de Jesus e é um dos integrantes do grupo Café Pequeno, executará duas peças de sua autoria (“Última Batalha” e “Mistério”) e duas do mestre João Rodrigues (“O Comodista” e “Maneiroso”).

Já o Quinteto de Cordas de Aracaju Armorial, composto por Tarcísio Dantas (violino), Fabiano Santana (violino), Márcio Rodrigues (viola), Simão Pedro (contrabaixo) e que contará, excepcionalmente, para essa apresentação com a violoncelista Andressa Souto, executará a peça “Calango” e a “Suíte Sergipaniando” de Simão Pedro, além do “1º Quarteto” de Francisco Mignone e “Quarteto no. 2”  de César Guerra-Peixe).
Sobre o SESC Partituras- O site “SESC Partituras” é uma biblioteca digital que tem o propósito de difundir a música brasileira, estimular a formação de grupos de câmara e possibilitar ao público o contato com a riqueza da musica escrita no Brasil.

O acervo será disponibilizado através de um sistema de catalogação e busca eficiente que permitirá visualização e audição integrais de cada obra, o que é de suma importância para consultas efetuadas por usuários da área, sobretudo no caso de músicas inéditas. Todo o acervo estará disponível na íntegra para impressão.

Entre as obras do acervo, estão composições raras (até então mantidas em manuscritos originais) de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico- patrimonial como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país como Maurício de Oliveira (ES), Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE); além de obras de  compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional como Alexandre Schubert, José Orlando  e Elieri Moura.


Legenda da Foto 1: Guga Montalvão tocará composições autorais e do mestre João Rodrigues (foto: Vinícius Fontes)

Legenda da Foto 2:  Quinteto de Cordas que também participará do projeto "SESC Partituras" neste sábado

Nenhum comentário: