sábado, 14 de abril de 2012

Fim do Festival Paulínia de Cinema ?

Foi divulgado ontem, pelo prefeito José Pavan Jr. em coletiva realizada na prefeitura de Paulínia, que a 5a edição do festival de cinema daquela cidade não será realizada este ano.  A justificativa dada pelo excelentíssimo prefeito, é de outras áreas como educação e saúde necessitam de mais investimentos, de modo que o dinheiro da cultura, prá variar, em tempos eleitoreiros, será "desviado" para outras funções sociais. 

A suspensão do festival, que se tornou referência em todo o País, causou preocupação e motivou manifestações como a da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema – que, inclusive, foi criada na sua última edição, em 2011.
Abaixo, a carta aberta do presidente da Abraccine, Luiz Zanin Oricchio:
A Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) recebe com muito pesar o comunicado de que o Festival de Cinema de Paulínia não será realizado este ano.
A nota do prefeito José Pavan Jr. afirma que a alocação de recursos destinados ao festival em outras prioridades (saúde, educação, moradias populares) tornou a decisão inevitável.
Como cidadãos, entendemos a construção de moradias populares, e o investimento em educação, saúde e meio ambiente deveriam mesmo ser prioridades constantes de qualquer municipalidade, e não apenas em anos eleitorais.
Já como profissionais de cinema, lamentamos a descontinuidade de um projeto muito bem formatado e de grande repercussão nacional.
Em poucos anos, Paulínia criou um Polo Cinematográfico, uma Escola de Cinema e um festival que se tornaram exemplares. O festival, ora em compasso de espera, era justamente a vitrine de toda essa atividade. Reunia em Paulínia produtores, cineastas, atores e atrizes, jornalistas e críticos de todo o País. Formava público para os filmes brasileiros. Criava empregos na cidade e beneficiava a autoestima dos seus habitantes.
Muitos novos projetos surgiram desses encontros anuais entre profissionais de diversos estados da federação. Foi dessas reuniões, por exemplo, que nasceu a nossa própria instituição, a primeira associação nacional de críticos de cinema, o que faz com que tenhamos carinho especial com Paulínia.
Todo esse patrimônio simbólico corre o risco de se perder, ao sabor de conveniências políticas de momento. Esperemos que a fresta de esperança aberta no comunicado do prefeito resulte na realização do festival em 2013. Mas ressaltamos, desde já, que é perda irreparável o cancelamento da edição de 2012. Eventos importantes firmam sua tradição pela continuidade.

Nenhum comentário: