sexta-feira, 2 de março de 2012

A "India !" está no CCBB

Exposição Índia!_Teatro de Marionetes

Exposição Índia!_hall do CCBB-SP

Ao chegar no hall do Centro Cultural Banco do Brasil, de São Paulo, situado à rua Álvares Penteado, somos  'recepcionados' por uma  escultura de Lord Ganesh (uma das mais conhecidas representações de Deus), embalada por um mantra que nos transporta, automaticamente, para o sul da Ásia onde está situado o país hindu.

É que o CCBB abriga até o dia 29 de abril, a exposição "Índia!", que abarca uma das civilizações mais antigas do planeta, um verdadeiro caldeirão de religiões, costumes e grupos étnicos que começaram a estabelecer na região há mais de 8 mil anos. 

Esta é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura desse país intrigante, berço de diversas religiões, que foi colonizado pelos portugueses e ingleses e só conquistaria sua liberdade, em 1947, depois de pressões constantes do povo, liderado pelo Mahatma Gandhi.

À medida que circulamos pelos pisos que abrigam a exposição, deparamo-nos com vídeos musicais, documentários, fotografias de grandes proporções de Raghu Rai e Raghubir Singh (dois conceituados fotógrafos daquele país), objetos ricamente decorados que traduzem a diversidade cultural indiana, arte popular, adereços teatrais e vestuário típico do povo indiano.

Tudo isso, perfeitamente encaixado nos quatro grandes módulos que dividem a exposição: 'Homens', 'Deuses', 'Formação da Índia Moderna' e 'Arte Contemporânea'. Ao todo são 380 peças, distribuídas pelo prédio, sob a curadoria geral do holandês Pieter Tjabbes.

Chamo a atenção, no entanto, para a sala (no subsolo) dedicada ao cinema de "Bollywood", onde o visitante pode conferir trechos de filmes produzidos naquele país, além da criteriosa arte dos cartazes que ajudam a divulgar a produção indiana e o salão onde está sendo exibido um documentário sobre os Naga Sadhus (ascetas que se consideram os gardiões da fé hindu e vivem reclusos nas montanhas do Himalaia).

Pena que não deu tempo de eu ver a mostra "Índia- Lado a Lado" que foi aberta nos SESC Belenzinho, após meu retorno a Aracaju. Essa mostra é uma extensão de "Índia!" e apresenta trabalhos de 20 artistas contemporâneos indianos, a exemplo de Ravinder Reddy, Jitish Kallat e Pushpamala N. O SESC Belenzinho localiza-se à rua Padre Adelino, 1000.

Legenda da foto 1:  Teatro de Marionetes indiano

Legenda da Foto 2: Hall do CCBB de SP com escultura do Deus Lord Ganesh

Nenhum comentário: