sexta-feira, 2 de março de 2012

"Guerra e Paz" no Memorial da América Latina

Apesar de ter ficado seis dias em Sampa, tendo em vista a quantidade imensurável de atividades culturais a fazer, não pude conferir de perto os monumentais painéis "Guerra e Paz" de Cândido Portinari, montados no Memorial da América Latina. Será que até o dia 21 de abril terei a chance de vê-los ?

Essa é a primeria vez que os painéis saíram de sua moradia original- o hall de entrada da Assembleia Geral- e vieram para o Brasil. Por conta da reforma do edifício  sede da ONU (prevista para acabar em 2013), a obra que Portinari realizou entre 1952 e 1956, agora pode ser vista em solo brasileiro, após três anos de negociações envolvendo o Governo Federal, instituições internacionais e empresas estatais. 

A ONU entregou a guarda dos painéis ao Projeto Portinari até agosto de 2013 e após sua passagem em solo paulista, a obra Guerra e Paz seguirá em itinerância nacional e internacional. Como curiosidade, esse trabalho constitui os dois últimos painéis criados por Cândido Portinari. Com 14m de altura e 10m de largura cada um, ambos são compostos por 28 placas de madeira compensada naval (2,2m x 5m).

Antes de serem expostos, os painéis passaram por um minucioso trabalho de restauro, realizado entre fevereiro e maio de 2011, no Palácio Gustavo Campanema, Rio de Janeiro.

O memorial da América Latina localiza-se à av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 9 ás 18h. Entrada franca.

Nenhum comentário: