sábado, 28 de janeiro de 2012

Teatro Atheneu Reaberto ? Até que Fim!!!

Parece brincadeira, mas não é. Segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), o Teatro Atheneu, finalmente, será inaugurado no próximo dia 01/02. Digo finalmente, porque para quem não se lembra, a casa de espetáculos foi fechada em setembro de 2008 para uma reforma e, pelo tempo da execução da obra, bem que daria para construir, quem sabe, um outro teatro.

Com um investimento total próximo aos R$ 3 milhões (Goverono Federal e Estadual), diversas modificações foram executadas no espaço com o objetivo de modernizar o local. Toda a parte estrutural passou por grandes melhorias como a substituição do sistema de ar-condicionado, reforma da bilheteria, administração e hall de entrada, assentamento de carpete na parte da platéia, pintura interna e externa, além de reforma da cobertura.

Outras áreas que também receberam melhorias foram o assoalho do palco e o telhado, que estavam degradados pelo tempo; ajustes no projeto elétrico, que foi detalhadamente refeito; separação da parte hidráulica, sanitária e de esgotamento, que anteriormente era interligada ao Colégio Atheneu; e a troca do piso de mármore da escadaria de entrada.O projeto se preocupou também em atender aos portadores de necessidades especiais, através de uma completa adequação de sanitários, construção de rampas e reserva de espaço para esses espectadores.

A segunda fase da obra se destinou  à instalação do equipamento cênico, com aquisição de novos adereços como cortinas, carpetes e similares; nova maquinaria de palco e reforma das poltronas, que passarão de 900 para 850 devido aos assentos especiais para obesos e espaço para cadeirantes. Além disso, um novo e moderno sistema de iluminação e sonorização foi adquirido.

Resta saber quando o Teatro Tobias Barreto também  ganhará um cuidado maior por parte do Governo do Estado e, levando em consideração o tamanho do gigante instalado no DIA, talvez tenhamos aí, uma reforma a perder de vista...

Um comentário:

Mônica disse...

Muito bom e até que fim mesmo,a reabertura,rs.