domingo, 1 de janeiro de 2012

Os melhores filmes de 2011

Primeiro de janeiro de 2012. Depois daquele sofrível show de Sorriso Maroto e o burocrático de Daniela Mercury (neste só fiquei até a quinta música) na Orla de Atalaia, eis que me deparo na internet com a morte do jornalista Daniel Piza. Uma perda irreparável. Morto aos 41 anos, vítima de AVC. Quem ainda não conferiu seus livros (que são muitos e diversificados, para um profissional tão jovem e eclético), leia-os, o cara merece uma homenagem.

Mais o motivo pelo qual venho escrever esta postagem é a divulgação de minha lista de melhores do ano, no campo cinematográfico. Sem mais delongas, meus favoritos são: "Poesia", "Incêndios", "Biutiful", "Medianeras", "Melancolia", "A Árvore da Vida", "O Garoto da Bicicleta", "Namorados Para Sempre", "A Pele que Habito", "O Palhaço" e "Trabalhar Cansa".

Só espero que em 2012, tenhamos uma melhor safra de filmes, que o Cine Cult possa suprir nossas necessidades da melhor forma possível, que os concorrentes ao Oscar 2012 sejam melhor gabaritados que os do ano passado e que Cannes, Veneza e Berlim nos revelem promessas no campo da direção, roteiro e interpretação.

OBS: Alguns filmes têm o ano de produção como 2010, mas foram exibidos no Brasil no ano passado

3 comentários:

Mônica disse...

Muitos filmes e documentários bons assisti ano passado no cinecult,mas "Biutiful" é o único que compõe a minha lista.

Robson Viana disse...

Não coube O PROFETA na sua lista? Foi exibido em Aracaju na primeira semana de janeiro de 2011, mas permaneceu na minha cabeça até o último dia como o melhor filme que vi no ano passado. Além da "pegada" empolgante, o filme é uma contundente alegoria sobre uma nova, emergente, incompreendida e rechaçada classe que pede a sua voz. Um filme carcerário na superfície, mas político na sua natureza. VENCER também me comoveu. TETRO, nossa... TETRO... Coppola, mesmo irregular é sempre, SEMPRE, Coppola. UM CONTO CHINES me lembrou, como de praxe, como os hermanos argentinos são show de bola NO cinema. Da safra brasileira, O CÉU SOBRE OS MEUS OMBROS foi meu (perturbador) preferido. E agora que venham os filmes de 2012. Falando em Oscar... HUGO, a experiência formal e apaixonada homenagem de Scorsese ao cinema, CAVALO DE GUERRA, dirigido com vontade olímpica pelo Spielberg (há quem compare o filme ao melhor de Ford) e OS DESCENDENTES, o melancólico retorno de Alexander Payne, estréiam dentro de alguns dias... Vem por aí também UM MÉTODO PERIGOSO, PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN, J. EDGAR, DRIVE etc. Só vai haver seleção ruim no prêmio se os bozos da Academia, como todo ano, apostarem em mais do mesmo.

Bangalô Cult disse...

Caro Robson, "O Profeta" é sensacional, mas não o coloquei na lista de 2011, porque ele estreou no Brasil em 2010 e sua produção é de 2009.
Sempre que assisto aos trailers dos "oscarizáveis" fico na expectativa de que vem muita coisa boa. Mas ao conferir muitos desses filmes depois, chego à conclusão de que algumas empresas de marketing estão melhores que os próprios estúdios.