quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pianista russo realiza concerto em Aracaju

Neste sábado, o auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória receberá uma das revelações do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro. Trata-se do pianista russo, Evgeny Brakhman, que apresentará um repertório com obras de Bach, Rachmaninov, Brahms e Prokofiev. O recital faz parte do Festival Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro e será às 19h30, com estrada franca.

As muitas premiações na carreira, principalmente, nos concursos de Cleveland, de Tiflis e do Rio de Janeiro, conduziram Brakhman a palcos e orquestras famosos: o Severance Hall em Cleveland, Teatre de la Ville em Paris, o Grand Hall do Conservatório de Tiflis, e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como solista atuou com as orquestras de Cleveland, Nacional Russa, Nacional da Georgia e a Sinfônica Brasileira. No ano Schumann e Chopin tocou em Verona e Pádua, Itália e em Zelazowa Wola, Polônia.

Em 2011, fez turnês com os violinistas Graf Mouja e Sergei Ostrovsky na França e em Israel. Seus próximos concertos na Rússia serão com o trompetista Sergei Nakariakov e o violista Daniil Grishin. Apresenta-se com regularidade em Moscou, Ekaterinburgo, Kostroma e diversas outras cidades russas.

Lançamento de livro- Na oportunidade, também será lançado o livro “Guiomar Novaes do Brasil”, escrito pelos jornalistas Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio, que acompanha a carreira de Guiomar Novaes nos Estados Unidos, com ênfase em sua trajetória em Nova York. O conteúdo, levantado em pesquisas e entrevistas no Brasil e nos Estados Unidos, procura relacionar Guiomar e sua época, seguindo a linha de sua carreira americana que foi de 1915 a 1972, sempre aclamada como soberana do piano mundial pelos críticos e pelo público. 
O livro da editora Kapa ainda conta com dois CDs com gravações da pianista, juntamente com a Filarmônica de Nova York. São registros da década de 1950, com ótima qualidade sonora, pinçados de três concertos gravados ao vivo no Carnegie Hall, onde a pianista executa obras de Schumann, Beethoven e Chopin. O preço sugerido do livro + 2 CDs é de R$ 80.

Nenhum comentário: