segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Maratona Cinematográfica em Salvador

O final de semana poderia ser mais proveitoso, em termos cinematográficos, se os filmes exibidos no 7o Festival Internacional de Cinema de Salvador fossem melhor distribuídos. As sessões só iniciavam às 18h30, tendo mais duas ou três opções (às 20h30 ou às 22h30) dependendo da sala. Cinema da UFBA, Cinema do Museu e Cine XIV foram os locais escolhidos pelo Circuito Sala de Arte para abrigar o Festival.
Mas cá entre nós, bem que poderiam ter pego uma das salas do Cine VIVO, no lugar do Cine XIV, porque a localização deste último, é meio sinistra...

Resultado, chegando a Salvador no início da tarde de sexta e retornando a Aracaju, no ínício da tarde de domingo, só consegui ver quatro filmes, sendo apenas "Isto Não é Um Filme" do Jafar Panahi constando na programação do festival. Os outros três foram "O Garoto da Bicicleta" de Jean-Pierre e Luc Dardenne; "Tarde Demais" de Shawn Ku e "Late Bloomers- O Amor Não Tem Fim" de Julie Gavras. Vou falar primeiro dos dois primeiros e depois farei uma postagem, separadamente, do filme de Jafar Panahi e de Julie Gravas.

O Garoto da Bicicleta_filme dos Irmãos Dardene


Começando pelo "Garoto da Bicicleta", posso adiantar que é um dos mais otimistas da filmografia dos irmãos Dardenne. Para quem conferiu "A Criança" ou "O Silêncio de Lorna", ambos dos mesmos diretores, sabe como a dupla não poupa o expectador, mostrando a frieza e crueza de alguns dos personagens de seus filmes, cada vez menos solidários e mais egoístas.
Veremos um pouco dessas características no pai do garoto, Cyril (Thomas Doret). Ele (Jérémie Renier) abandona o filho num internato e mesmo sendo procurado pelo pré-adolescente, despreza-o. Resta à cabeleireira  Samantha (a sempre graciosa Cécile De France), após um desses encontros inusitados, acolher Cyril em sua casa nos finais de semana, servindo de "guardiã" do garoto.

Inicialmente, arredio, Cyril vai se adaptando às regras da nova morada. Mas antes que pareça fácil demais o convívio entre os dois estranhos e solitários personagens, os irmãos Dardenne nos presenteia com momentos de tensão, em que o garoto passará por situações limites. 

Ponto para os atores Thomas Doret e Cécile De France (em ótimas interpretações) e para os Dardenne, que apesar do tema focado, faz com que "O Garoto da Bicicleta" passa longe do melodrama. O filme foi o vencedor do Prêmio da Crítica e Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes deste ano.

Tarde Demais_filme

Já era tarde de sábado quando entrei no cinema para conferir "Tarde Demais", uma produção americana, dirigida pelo coreógrafo/ator, Shawn Ku, iniciante nesta arte, mas extremamente convincente no seu novo ofício. Não é de hoje que diretores exploram o tema: garoto desajustado/introspectivo-delinquente ou assassino-promovem tragédia social/familiar. No entanto, em quase a totalidade desses filmes, o roteiro não se detém no olhar dos pais para com a tragédia não anunciada.
Em "Tarde Demais", vemos Bill (Michael Sheen) e Kate (Maria Bello) vivendo um casal à beira do divórcio. Agora, só o silêncio os une. O filho Sammy (Kyle Gallner), que até pouco tempo perambulava pela casa, está no seu primeiro ano da Universidade, estudando Literatura. Sentindo-se um estranho no novo ambiente escolar e sem  perspectivas de conviver com os pais novamente, Sammy decide tomar uma atitude trágica.

É a partir do massacre que ele provoca e de sua própria morte, que acompanharemos a queda para "o inferno" do casal. O "the day after" da tragédia não será fácil de assimilar e para fugir da imprensa, dos desagradáveis curiosos, da espetacularização do grotesco, o melhor é se refugiar na casa de um parente próximo.

Quem dá guarida para o casal desagregado é Eric (Alan Tudyk), irmão de Kate. Morando com sua esposa e um filho pequeno, ele tenta segurar a barra da irmã e do cunhado enquanto pode, mas parece que a superação da dor terá que vir com mais sofrimento e a tentativa de entendimento entre Bill e Kate ocupará a segunda parte da trama.
Em atuações estupendas, Michael Sheen e Maria Bello constróem, com sobriedade, dois personagens à beira do abismo, que tentam sobreviver à histeria coletiva que os punem, juntamente com o filho assassino. 
Premiado no Festival de Toronto, pela Federação Internacional dos Críticos de Cinema, "Tarde Demais" merece ser conferido sim, apesar da atmosfera um tanto densa e tensa.

Legenda da foto 1: Cyril e Samantha em momento de descontração no drama "O Garoto da Bicicleta"

Legenda da Foto 2: Bill e Kate (à esquerda) tentando superar a dor da perda do filho assassino

Nenhum comentário: