quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hinos e Canções Comemorativos de Sergipe

Maria Olga Andrade, presidente da Sociedade Filarmônica de Sergipe (Sofise) lança na tarde de hoje, às 16h, no Palácio-Museu Olímpio Campos, o livro “Hinos e Canções Comemorativos de Sergipe”. O livro é uma coletânea, assinada pela pesquisadora, que reúne  os quatro hinos pátrios, oito composições de hinos e canções comemorativas  do Estado de Sergipe e 12 peças do Hymnário Escolar sergipano de 1913. 

Cada composição vem acompanhada da sua história com partituras, poesia e uma pequena biografia dos seus autores. A coletânea traz, também,  algumas fotos e um CD com as 24 músicas interpretadas por corais, solistas, bandas e piano. Segundo a autora, o livro visa eternizar momentos importantes do Brasil e de Sergipe, especialmente entre as crianças e estudantes sergipanos. “São cânticos festivos para glorificar um ideal, um momento, um acontecimento de interesse de todos”.

O Palácio-Museu Olímpio Campos localiza-se à Praça Fausto Cardoso, s/n. Acesso gratuito.

Sobre a autora:

Natural de Capela, Maria Olga de Andrade estudou piano e teoria musical com o patrono da Sofise,  Maestro Leozírio Guimarães. É graduada em Letras pela faculdade Católica de Filosofia de Sergipe e mestre e doutora pela University of New México (USA) na área de educação. Foi professora da UFS e membro do Conselho de Cultura Estadual.  Atualmente, preside a Sofise, entidade criada em 1971 com o objetivo de formar músicos e difundir a boa música de Sergipe por meio de recitais e concertos de músicos sergipanos.

Também, são de sua autoria os livros: “O Alfabeto em Seu Corpo”; “Leozírio Guimarães – uma caminhada musical”; “Sergipe Musical – músicos e composições – séculos XIX e XX".

Nenhum comentário: