terça-feira, 18 de outubro de 2011

Palais Royal, Place Vendôme, Place de La Madeleine...

Jardin du Palais Royal



Église Saint-Roch_foto Suyene Correia

Place Vendôme_Suyene Correia


Église de Madeleine_fachada_foto Suyene Correia

Église de Madeleine_foto Suyene Correia


Place de La Concorde_Suyene Correia

Arc du Triomphe_Suyene Correia

Palais Bourbon_foto Suyene Correia


No primeiro dia de andanças pelo centro de Paris, tive a sensação de voltar alguns séculos no tempo. Para onde eu mirasse, meus olhos só se deparavam com suntuosas edificações, construídas há 100, 200, 300 anos. A primeira parada, após breve passagem pela Benlux (loja de produtos importados, situada ao lado do Louvre), foi no Palais Royal que abriga hoje o Ministério da Cultura francês.

Encomendado pelo conselheiro de Luís XIII, o cardeal Richelieu, no século XVII, o prédio serviu de residência a Luís XIV (na infância), Colette e Jean Cocteau. Como seu interior não é aberto ao público, deliciamo-nos apenas com  beleza de seu jardim bastante florido. Para se chegar ao jardim, no coração da edificação secular, passeamos pelas galerias de lojas suntuosas que as circundam.

Lá é possível descansar à sombra de dezenas de árvores agrupadas lado a lado ou apreciar a fonte erguida no centro do jardim. Como acontece em muitos locais de Paris, o moderno se insere ao clássico, muitas vezes sem afrontá-lo. Nesse caso, é possível conferir as colunas pretas e brancas do Cour d' Honneur, adicionadas ao complexo em 1986.

Saindo do Palais Royal, seguimos pela Rue Saint-Honoré (uma das mais caras de Paris) com destino à Place Vendôme, onde passamos em frente à Comédie Française, local em que Molière apresentou muitas de suas peças. Se você olhar para o outro lado da rua, vai se deparar com o Café Ruc (ótima pedida para um almoço). Também nessa rua é possível se deparar com lojas/boutiques finérrimas de marcas como Zara, Gucci, Valentino entre outras. No número 284, ergue-se a Église Saint-Roch palco do casamento do Marquês de Sade e da missa de corpo presente de Yves Saint Laurent.

Mais adiante, virando à direita na Rue Castiglione, mais lojas chiques (várias joalherias) e hotéis de luxo. Chegando à Place Vendôme (ponto de partida da Rue de La Paix), deparamo-nos com o Hotel Ritz, construído no final do século XIX, e que hospedou Lady Di, nos últimos dias de vida. O obelisco no centro da Place foi construído em 1810, para celebrar a vitória em Austerlitz por Napoleão e homenagear os soldados franceses. O bronze foi derretido de mais de 1000 canhões russos e austríacos.

Depois de um breve descanso, seguimos rumo à Place de La Madeleine para conhecer a igreja de mesmo nome. Como é imponente sua fachada em estilo neo-clássico, que traz colunas coríntias de 20 metros de altura ao redor do prédio inteiro!! As portas de bronze são todas trabalhadas em alto relevo, representando os Dez Mandamentos e no seu interior, o visual é magistral com três cupulas adornadas por uma decoração inspirada nos artistas renascentistas.

Não deixe de vislumbrar o órgão gigante Cavaillé Col em ação, nos concertos que acontecem aos domingos e são abertos ao público. Foi nessa bela igreja que foram realizados os funerais de Chopin, Saint-Saëns e Gabriel Fauré.

Se você se posicionar na escadaria da igreja e olhar adiante, bem no início da Rue Royale, irá  enxergar um outro monumento importante da cidade. Trata-se o obelisco localizado na Place de La Concorde. De lá é possível avistar a Tour Eiffel, o Arc de Triomphe, o Jardin de Tuileries e é, claro, a Église de La Madeleine.

A Place foi projetada no século XVIII por Ange-Jacques Gabriel. Inicialmente chamada de Place Louis XV, para homenagear o rei da época (existia uma estátua equestre do rei, demolida mais tarde), o local passou a se chamar Place de la Révolution durante a Revolução Francesa. Nesta época, foi instalada uma guilhotina na praça, onde foram executados entre outros Maria Antonieta, Luís XVI, Antoine Lavoisier e Georges Danton.

Depois de retirada a guilhotina, a praça ganhou o nome que vale até hoje. O grande obelisco egípcio "Luxor" (decorado com hieróglifos)

Preste atenção nas belas fontes presentes na praça, desenhadas por Jacques-Ignace Hittorff,  bem como nos prédios de pedras idênticas ao norte (um abrigando o Hotêl de Crillon e o outro o Ministério da Marinha Francesa. No extremo sul, você avistará mais um belo prédio: o Palais Bourbon, sede da Assembleia Nacional Francesa. 

Legenda da Foto 1: Nada como um descanso no Jardin du Palais Royal

Legenda da Foto 2: Colunas pretas e brancas do Cour d' Honneur

Legenda da Foto 3:  Fachada da Église Saint-Roch

Legenda da Foto 4: Place Vendôme

Legenda das Fotos 5 e 6: Fachada e interior da Église de Madeleine

Legenda da Foto 7: Place de La Concorde

Legenda da Foto 8: Arc du Triomphe visto da Concorde

Legenda da Foto 9: Palais Bourbon, sede da Assembleia Nacional Francesa 

Nenhum comentário: