domingo, 23 de outubro de 2011

Não esqueça Versailles











Muitos turistas que se encaminham para Paris, não colocam no roteiro, uma visita a Versailles. O que é um pecado...A cidade é um encanto (apesar de ter visto muito pouco dela e necessitar conhecê-la melhor) e abriga o castelo mais luxuoso da França, o último palácio real, o Palácio de Versailles.

Mais parecido com uma cidade do que com um castelo, Versailles foi sede do poder francês por mais de 100 anos e de simples alojamento de caça do Rei Luís XIII, transformou-se no esplendoroso castelo que pode ser conhecido ainda hoje, através das mãos dos arquitetos Louis Le Vau e Jules Hardouin-Mansart contratados por Luís XIV (sempre ele, o "megalô").

É claro que toda aquela edificação foi sendo construída e ampliada ao longo dos tempos, sendo que o Palácio ainda seria morada de Luís XVI e Maria Antonieta, últimos monarcas a residirem por lá. Destaque para a capela, o Grand Trianon, o Petit Trianon, a Sala dos Espelhos e os Jardins projetados por André Le Nôtre.

Indispensável é você alugar um audioguia, antes de começar o passeio, pois saberá com detalhes, os significados daquelas pinturas estonteantes que têm no teto de cada sala e curiosidades sobre os aposentos reais.

É bom lembrar que para se visitar somente o Palácio o preço do ingresso tem um determinado valor e se o turista quiser passear pelos Jardins, o preço sobe um pouquinho. Também é interessante, caso não tenha adquirido o Museum Pass (que dá direito a visitar o palácio), o visitante adquirir o bilhete do trem + o ingresso para ter acesso ao Palácio, evitando enfrentar filas. Se puder ir no meio da semana, evitando o sábado e o domingo, talvez o passeio seja mais tranquilo.

No outono e inverno vá bem agasalhado, pois o trajeto da estação de trem até o palácio, apesar de curto, caso não esteja preparado para o frio, pode se tornar uma caminhada sacrificante, com as rajadas de vento constantes.
Detalhe: Assistir ao filme "Maria Antonieta" de Sofia Coppola esta semana novamente, mas com outros olhos. Foi bom identificar no filme alguns lugares de Versailles que visitei recentemente. Sem dúvida, um lugar inesquecível....

Legenda da Foto 1: Entrada do Palácio de Versailles

Legenda da Foto 2: Capela onde Luís XVI foi coroado rei

Legenda da Foto 3: Uma das centenas de esculturas espalhadas pelos aposentos do Château

Legenda da Foto 4: Fica-se tonto (a) com tanta riqueza visual estampada nos tetos dos aposentos

Legenda da Foto 5: Sala dos Espelhos, um dos pontos altos do Palácio de Versailles

Legenda da Foto 6: Quarto de Maria Antonieta

Legenda das Foto 7, 8 e 9: Diferentes ângulos do imenso Jardim de Versailles

Nenhum comentário: