terça-feira, 27 de setembro de 2011

Márcio Garcez expõe no JF em Foco




O experiente fotógrafo sergipano Márcio Garcez estará participando da 4ª edição do JF em Foco- Festival de Fotografia de Juiz de Fora. Sua exposição “Senhor dos Passos em Todos os Passos” foi aberta ontem, no Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, iniciando oficialmente a programação do festival.

Na mostra, que prossegue até o dia 09 de outubro, os visitantes apreciarão registros que Márcio Garcez fez da tradicional Festa do Senhor dos Passos, que acontece durante a quaresma, na cidade de São Cristóvão. O fotógrafo documentou os penitentes e fiéis em diferentes momentos da festa, durante as procissões (de Senhor dos Passos e do Encontro) e no Museu dos Ex-votos. Estas fotografias, inclusive, podem ser conferidas também no catálogo homônimo lançado pelo fotógrafo em 2006.

Na quarta edição do festival, que tem como curador e coordenador, Márcio RM, acontecerão 12 exposições individuais, duas oficinas de fotografia e duas palestras. Centenas de registros fotográficos serão expostos em diferentes espaços culturais da cidade de Juiz de Fora, assim como restaurantes e hotéis. “Festas como esta são um importante patrimônio imaterial, não só do nosso país, mas da humanidade”, diz o fotógrafo carioca Márcio RM.

Outros espaços pela cidade terão exposições do festival, como a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, Centro Cultural Benfica, Galeria Helena, Universo e Espaço Mezcla.  Com a realização da quarta edição do JF em Foco, a cidade recebe novamente imagens de várias vertentes da fotografia atual produzidas por fotógrafos de vários estados do nosso país, além de artistas locais.

O festival, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, prossegue com a programação até o mês de dezembro. Já a exposição de Márcio Garcez, segue até o dia 09 de outubro, no Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, localizada à Rua Santo Antônio, 1112 .

Crédito das Fotos: Márcio Garcez

Nenhum comentário: