sexta-feira, 29 de julho de 2011

Osvaldo Ferreira comanda a ORSSE no TTB




No próximo dia 04 de agosto, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, a Orquestra Sinfonica de Sergipe apresentará mais um concerto dentro da Série Cajueiros. Dessa vez contará com a presença do violinista convidado, Daniel Guedes e será regida pelo maestro português Osvaldo Ferreira.

Maestro convidado regular em Portugal, Rússia, União Européia, Brasil, África do Sul e EUA, Osvaldo Ferreira  gravou para a RTP, RDP e Editora Numérica. A lista de músicos com quem já colaborou inclui, Maria João Pires, Berlin Philharmonic Quartet, Nicolas Koeckert, Ivan Monighetti, Roger Muraro, Jean Marc Luisada, Elisabete Matos, Pedro Burmester, Reinhold Friedrich, entre outros.

Realizou Mestrado em direção de orquestra em Chicago e pós-graduação no Conservatório de São Petersburgo, na classe de Ilya Mussin. Laureado em 1999 no Concurso Sergei Prokofiev, na Rússia. Recebeu o “Fellowship” do Aspen Music Festival nos EUA, onde freqüentou a American Conductors Academy e conquistou o prêmio “Academy Conductor” em 2001. Foi assistente de Claudio Abbado em Salzburgo. Estudou ainda com Jorma Panula e David Zinman e foi bolsista do Ministério da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian.


Já Daniel Guedes é reconhecido pela crítica especializada com um dos mais expressivos artistas de sua geração. Estudou em Londres com Detlef Hahn na Guildhall School of Music e em Nova York com Pinchas Zukerman e Patinka Kopek na Manhattan School. Venceu os concursos Jovens Concertistas Brasileiros, Bergen Philharmonic e Waldo Mayo Memorial Award, estreando no Carnegie Hall com o concerto n° 1 de Max Bruch.

Apresenta-se como solista junto às principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra e Noruega, tendo atuado sob a regência de Pinchas Zukerman, Isaac Karabtchevsky, Irwin Hoffman, Roberto Tibiriçá e Roberto Minczuk entre outros.

Daniel Guedes é professor do Conservatório Brasileiro de Música, do Instituto Baccarelli e leciona também nos festivais de Campos do Jordão e Santa Catarina. Como regente, atuou frente à Orquestra do Conservatório Brasileiro de Música, da Universidade de Brasília, Sinfônica da Bahia, de Campinas e OSUSP.

Na noite da próxima quinta-feira, o programa contará com a abertura da ópera “La gazza ladra” de Rossinni,
o Concerto nº2 para violino e orquestra, em ré menor de Max Bruch e a Sinfonia nº7, op.92, em lá maior de Beethoven.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ao preço de R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

Foto 1: O violinista Daniel Guedes volta a mostrar seu virtuosismo no palco do TTB

Foto 2: O maestro português Osvaldo Ferreira que se apresenta pela primeira vez em SE