domingo, 12 de junho de 2011

NPDOV realiza Chá com Mergulho no Cinema da Bahia


 Na última quinta-feira, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) realizou mais um Chá de Cadeira e Mergulho no Cinema, dessa vez com a presença de Sofia Federico, diretora da Dimas- Diretoria de Audiovisual da Secretaria de Cultura da Bahia. Desde janeiro de 2007, comandando a unidade do audiovisual baiano, Sofia aproveitou a oportunidade para discutir os projetos de memória desenvolvidos em sua gestão, como o lançamento das caixas de DVD "100 Anos de Cinema da Bahia" e "Memória em 5 Minutos".

"Memória em 5 minutos" é uma coletânea de 84 obras de curtíssima duração, premiados ao longo de 13 edições do Festival de 5 Minutos. Já a caixa "100 Anos de Cinema da Bahia" foi também lançada no ano passado e produzida não só por conta da comemoração de um século de cinema na Bahia, como também para dar visibilidade a essas obras e promover os cineastas, produtores que ao longo desse tempo vem atuando no audiovisual baiano. É bom frisar que sem a ação conjunta da Cinemateca Brasileira, do Ministério da Cultura e da Secretaria do Audiovisual esta caixa não teria sido lançada", diz Sofia

A ação de distribuição desse material audiovisual focou entidades, instituições e pessoas que já fazem ações de difusão, com o intuito de fazer com que os filmes fossem exibidos e, consequentemente, conhecidos pelo público. A rede Cine + Cultura e de arquivos públicos e privados que estão integrados ao Sistema Brasileiro de Informações Audiovisuais (SiBIA) foram alguns dos contemplados.

Sofia Federico reforçou a importância do encontro em Sergipe. "É de extrema importância o diálogo que o NPDOV está promovendo. Nós somos Estados vizinhos, precisamos nos conhecer cinematograficamente, só assim, trocando e expandindo ideias, poderemos fortalecer o audiovisual", declara.

Também realizadora, a diretora da DIMAS se prepara para rodar um curta-metragem ainda este ano. Com o título de "Navegantes", a produção contemplada com o Prêmio Petrobras Cultural 2010 é uma ficção e tem como principal eixo narrativo o sumiço da imagem do Nosso Senhor dos Navegantes, no dia de sua Procissão.

Texto: Suyene Correia




Legenda da Foto: Sofia Federico em sua passagem pelo NPDOV (crédito: Arthur Pinto)

Nenhum comentário: