quinta-feira, 12 de maio de 2011

Para Entender a Poesia



No dia 17 de maio, o professor e poeta Marcilio Lins de Medeiros Brito irá  apresentar a palestra "Para Entender a Poesia: sons, imagens, sentidos", às 19h, no Auditório da Sociedade Semear. O objetivo é fornecer aos participantes conceitos e elementos essenciais que permitam perceber a poesia como trabalho estético e entendê-la em seus aspectos lúdicos, sonoros, visuais e de sentido.

O conteúdo abordado tratará da forma e sentido, a função poética da linguagem e o uso conotativo e denotativo, o verso, a melopéia, fanopéia e logopéia, metrificação, rimas, aliterações, assonâncias e formas fixas, além das figuras de linguagem e o prazer de fazer poesia. O acesso é gratuito e a Sociedade Semear está localizada à rua Vila Cristina, 148.

Quem é Marcílio Medeiros ?

Ele  é bacharel em Letras e Direito. É poeta, produtor cultural, professor universitário e funcionário público. Ensinou na Fanese, Faculdade Atlântico e UFS (Aracaju); Facex, UnP e UFRN (Natal); e Senac (Recife). Nos anos 80, participou ativamente do Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco, e editou os jornais literários Vaga-lume e Prólogo. Foi da comissão organizadora do I Congresso de Escritores do Nordeste (1988) e I Congresso Nacional de Escritores em Pernambuco (1995). Foi diretor administrativo da União Brasileira de Escritores – Secção Pernambuco – UBE-PE de 1997 a 2000. Publicou dois livros de poemas e tem textos em várias antologias, jornais e revistas. Dentre os prêmios que recebeu, estão: Prêmio Lira e César - menção honrosa - da Academia Pernambucana de Letras, pelo seu último livro; Concurso Imagem e Poesia; Prêmio Banese de Literatura; Histórias do Trabalho; e TOC140.

Nenhum comentário: