segunda-feira, 18 de abril de 2011

Acervo fotográfico preservado

 A UNIT inaugura hoje, às 19h,  no Campus Aracaju Centro, o Laboratório de Imagens Lineu Lins de Carvalho. O acervo de mais de 500 mil fotos é resultado de um trabalho de 50 anos de um dos maiores fotógrafos do Estado. “De 1961 a 1967, o acervo apresenta 17 mil filmes em preto e branco. De 67 em diante, vem a cultura das cores. São cerca de 10 mil filmes. E a partir daí, vem a fase da fotografia digital, que contempla entre 40 e 60 mil fotos. Há também 15 mil slides e cromos tamanho 6x6”, relata Lineu Lins, que descobriu a vocação para a fotografia por conta própria, ainda na época do ginásio.


Apesar de não ter trabalhado na imprensa, Lineu conseguiu retratar como poucos a evolução do Estado de Sergipe. Sua obra também resgata a cultura popular, a arquitetura, o crescimento industrial, personalidades e fatos relevantes da história sergipana. “Sempre trabalhei para empresas, órgãos de governo. Fiz do folclore a tudo o que se possa imaginar. Tenho muitas fotos sociais, registrei entre 1200 e 1500 casamentos. Agora, realizo o sonho de tornar público e útil todo esse arquivo”, diz o fotógrafo.


“Há pouco tempo, tomei conhecimento que o cidadão de maior memória fotográfica, de jornal e cinema de Sergipe, Valmir Almeida, ex-proprietário de uma loja de materiais fotográficos na Praça da Catedral Metropolitana, buscou apoio para preservar o acervo e não conseguiu. Com raiva, Valmir queimou um patrimônio, riqueza para o Estado. Para que histórias como essa não se repitam, a Universidade Tiradentes resolveu preservar a obra monumental de Lineu. Conseguimos adquirir o acervo com a condição de que o próprio Lineu continue tocando o espaço enquanto ele viver”, afirma o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Unit.


O Laboratório de Imagens Lineu Lins de Carvalho Neto servirá também de espaço de pesquisa para os acadêmicos da Universidade Tiradentes, principalmente dos cursos de Comunicação Social, História, Design Gráfico, entre outros.

Nenhum comentário: