quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Thiago Ribeiro lança "Fragmentada"

Que grata surpresa, encontrar em terras aracajuanas, já à venda (no Ágape Natural e na Casa do Artista), o disco de estreia de Thiago Ribeiro. O jovem de 37 anos, para quem desconhece, é sobrinho dos poetas Wagner e Marcelo Ribeiro e, traz no sangue, a verve poética e melódica (sendo também primo de Irineu Fontes).

Parentescos à parte, Thiago tem talento de sobra para galgar na carreira de cantor e guitarrista. Lançou "Fragmentada" em novembro na capital baiana, mas seu trabalho pode ser conferido por aqui, em março de 2009, quando realizou três shows em Aracaju - no Capitão Cook, Suburb!a e Rua da Cultura e em janeiro do ano passado, no Projeto Verão- ainda meio anônimo, mas deixando hipnotizado o público que o assistiu. Não só pelo timbre de voz característico (às vezes, lembrando Renato Russo, outras Eddie Vedder) mas sobretudo pelas composições sincopadas e ricas em significados.

Com forte influência oitentista, "Fragmentada" flerta com o Pop, o Rock e a MPB sem ser padrão (como ele mesmo fala na canção "Incomum"). Autobiográfico, por vezes, 'Soraya Só' e 'Nossa Casa' são, respectivamente, canções em homenagem às irmãs Soraya e Gena Karla, o disco tem pérolas outras como 'o 5' e 'Fragmentada' e muito se deve não só à pesquisa do musicista, como também ao seu trabalho de produção no estúdio-casa Carranca, situado no bairro de Brotas.

Thiago que  morou no Velho Mundo (Inglaterra e Espanha) de 1996 a 1999, aproveitou a oportunidade para aprender inglês, estudar guitarra elétrica na London Music School e flamenco em Granada.  Sua percepção aguçada, fez com que sua música aparentasse uma certa familiaridade aos ouvidos de quem ouve, ao mesmo em tempo que tem vida própria, sendo extremamente peculiar.

O resultado pode ser conferido em "Fragmentada"- em que Thiago se cerca de músicos sergipanos e baianos para acompanhá-lo- e se depender do cantor, em breve, os sergipanos poderão assistir a mais uma de sua performance ao vivo. Aguardem o show de lançamento por aqui (ainda sem data definida).

Texto: Suyene Correia

Nenhum comentário: