segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"Serenatas" em homenagem a João Melo

Neste final de semana, lamentei muito o fato de não ter entrevistado o compositor, instrumentista e produtor musical, João Melo, morto em janeiro de 2010. Imagine quanta história aquele senhor tinha para me contar... Lembrei-me muito do baiano, de alma sergipana, por conta de recorrentes referências a seu nome num curtíssimo espaço de tempo de dois dias. 

Primeiro, porque ao me deparar com uma matéria no Estado de S. Paulo, sobre o primeiro disco de Djavan- "A Voz, o Violão" (1976)- que saiu recentemente na Grande Discoteca Brasileira Estadão, logo no segundo parágrafo, vejo o nome de Melo citado como descobridor do jovem cantor/compositor alagoano, sendo ele responsável pela produção do disco lançado pela Som Livre.

Segundo, porque encontro na seção de discos da Escariz, uma raridade: o primeiro disco de Jorge Ben- "Samba Esquema Novo" (1963), que também foi produzido por João Melo. Terceiro, porque mesmo com um atraso de três semanas ( o artigo foi publicado a 07/01/11), deparo-me com um texto de Luiz Antônio Barreto no Portal Infonet com o título "João Melo e a música (sergipana e brasileira)".

Bom, depois de tanta overdose (no bom sentido) do produtor que trabalhou na Companhia Brasileira de Discos e na Som Livre, será possível lembrar de seus sucessos, no show Novas Serenatas que acontecerá amanhã, a partir das 20h30, no Teatro Lourival Baptista em sua homenagem.

Idealizado pela família do músico, o show marca um ano da sua partida, completo no último dia 5 de janeiro, e contará com um repertório recheado de  releituras de cerca de 20 músicas de autoria de João Melo, dentre as quais podem ser destacadas ‘Sambou Sambou’, ‘Gostoso é Sambar’, ‘Coração só Faz Bater’ e ‘Sergipinho’.

Seu neto, o jovem e talentoso músico João Ventura, faz a direção musical do espetáculo que com a participação de grandes nomes da música sergipana que tiveram o prazer de fazer parcerias e/ou duetos com o homenageado, como Lenora Melo, Lina Sousa, Pantera, Amorosa, João Alberto e Sérgio Lima.

Compondo a banda, que foi formada exclusivamente para esta apresentação, Saulo Ferreira (guitarra), Rominho (bateria), Rodrigo 'Peninha' (baixo), João Alberto (violão), Sérgio Melo (percussão) e João Ventura (vocal, piano e violão).

Quem não quiser perder essa homenagem, o ingresso custa apenas 1 kg de alimento não perecível (todos os alimentos arrecadados serão doados aos sertanejos sergipanos).
 

Nenhum comentário: