terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os Lambe Sujos pelas lentes de Zambrana


O talento do fotógrafo Alejandro Zambrana poderá ser conhecido a partir das 19h, desta sexta-feira, na Oficina Escola de Laranjeiras (Calçadão Getúlio Vargas), por conta da exposição "Lambe Sujo e Caboclinhos". A mostra traz um recorte da documentação fotográfica que ele vem realizando há cerca de dez anos sobre o tradicional festejo popular sergipano, que é encenado no segundo final de semana do mês de outubro, a batalha entre negros e índios pela conquista das terras da região do Vale do Continguiba.

A aproximação do fotógrafo com os rituais que permeiam a batalha entre lambe sujos e caboclinhos ocorreu há dez anos, quando ele acompanhou um grupo amigos à cidade de Laranjeiras para conhecer o festejo. Deste primeiro encontro até hoje, o olhar de Zambrana se debruçou sobre os  bastidores da produção da festa, os personagens, os detalhes das vestimentas e adereços dos brincantes, a movimentação dos visitantes, o desdobramento dos cortejos, a força da batalha final e as transformações que ocorreram na encenação ao longo da última década.

O resultado do trabalho mostra a força de uma festa popular com mais de 100 anos de realização e a paixão de uma cidade por um de seus mais simbólicos patrimônios culturais, expressos na dedicação de mestres, na alegria dos grupos participantes e na criatividade, que é uma das características principais do festejo. A vitalidade da encenação ganha ainda mais força por meio da escolha estética do fotógrafo, que desenvolveu todo o trabalho usando tipos de filmes positivos (slides) que reforçam a saturação das cores do festejo.

Estes e outros elementos poderão ser vistos nas 29 fotografias que compõem a mostra, que estará aberta ao público até o dia 15 de janeiro e contou com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio da aprovação no edital 2009/2010, que apoiou o último ano do projeto. A exposição também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Laranjeiras, por meio da Secretaria de Cultura e da parceria com a Oficina Escola de Laranjeiras, que abrigará a seleção fotográfica. A visitação pode ser feita durante o horário comercial até o dia 15 de janeiro. Acesso gratuito.

Sobre o Fotógrafo
Alejandro Zambrana é fotógrafo profissional desde 2007 e trabalha atualmente na Prefeitura Municipal de Aracaju e no Governo do Estado. Formado em Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveu experiência fotográfica ao estagiar no Diário de Pernambuco. Apesar de pouco tempo como profissional, possui significativa vivência na fotografia, com  passagem por jornais, assessorias e campanha eleitoral. Também desenvolve trabalhos autorais que já foram expostos no Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Aracaju.

Nos últimos quatro anos vem alternando trabalhos de reportagem e assessoria fotográfica com a  documentação que vem desenvolvendo sobre o circuito das romarias do Juazeiro do Norte e o acompanhamento dos festejos dos Lambe Sujos. Em 2011, o fotógrafo inicia um novo projeto de documentação das Taieiras de Laranjeiras, que foi recentemente aprovado pelo edital 2010/2011 do Banco do Nordeste do Brasil.

Alejandro Zambrana também é um dos integrantes do Trotamundos Coletivo. Pesquisa o uso da cor no discurso fotográfico, em especial por meio do uso de filmes positivos (slides). A maior parte de seu trabalho de documentação é desenvolvida em filme, embora a fotografia digital também apareça como suporte de seus trabalhos e no cotidiano de repórter fotográfico. Recentemente, vem se dedicando ao estudo da fotografia em ambiente multimídia e às possibilidades de convergência para a elaboração de narrativas visuais.

Legenda da Foto 1 e 2: Os Lambe Sujos e Caboclinhos sob a óptica do fotógrafo sergipano

Nenhum comentário: