quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Fotógrafos do "Sergipe in Foco" preparam 'Moradas'

Após as duas primeiras ações do Projeto “Sergipe in Foco”- a oficina de Portfólio, ministrada por Cristiana Tejo, em agosto e a oficina de Daguerreotipia, ministrada por Francisco Moreira da Costa, na semana passada- está em andamento a preparação da exposição “Moradas” prevista para acontecer no mês de outubro, no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju e no mês de novembro no Museu Palácio Floriano Peixoto, em Maceió.

Foram selecionados 10 fotógrafos para cobrir oito territórios sergipanos (Baixo São Francisco, Agreste, Centro Sul, Grande Aracaju, Médio Sertão, Região Sul, Alto Sertão e Região Leste) mediante avaliação de portfólio pela curadora Ana Cristina Carvalho. “Definiu-se um tema comum a todos os participantes para a produção de ensaios fotográficos, que serão apresentados na exposição “Moradas”, parte do projeto Sergipe in Foco. A escolha do tema baseou-se em critérios que consideram a importância do registro documental do contexto do morar - a casa -, como tecido constitutivo da cidade e do campo, evidenciando a presença humana no ambiente, mesmo que ela não seja visível”, diz Ana Cristina.

Para ela, o conceito de morada aqui é o de casulo ou refúgio, que remete a métodos construtivos, desde os mais ou menos toscos, até os mais confortáveis ou luxuosos. “Assim, imagens de moradas podem ser interpretadas segundo a visão do artista, no que considera mais relevante do ponto de vista cultural para integrar-se ao projeto Sergipe in Foco. Assim, objetos, interiores e exteriores de casas podem evidenciar significados, desejos e sonhos. Detalhes de imagens que podem revelar hábitos, valores, influências climáticas, culinárias, e até religiosas”, conclui. 

Ao final do trabalho de campo as obras serão selecionadas para compor a exposição e o registro dela em mídia DVD. Esse processo será inédito no estado, pois consistirá no primeiro registro de fotógrafos sergipanos. Contemplado pelo edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2010, o Sergipe in Foco é uma iniciativa da galerista Sayonara Viana e da arte-educadora Silvane Azevedo que tem como principal objetivo, promover a circulação de fotógrafos sergipanos e a capacitação artística para o setor através de oficinas. Mais informações através do blog (sergipeinfoco.blogspot.com)



Texto: Suyene Correia

Nenhum comentário: