quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sergipe conectado com as Artes Visuais

Nesta sexta-feira, a partir das 19h, no Espaço Cultural Semear terá início a edição 2010 do projeto “Artes Visuais Sergipe: Conexões”, com a abertura da exposição “Junto de Oito”, lançamento da Revista Tatuí e palestra “Arte, Campo da Arte e Contexto Social”, com a crítica de arte Clarissa Diniz.

O projeto contemplado pelo Edital Conexão Artes Visuais Minc/FUNARTE/Petrobras e que aconteceu pela primeira vez, em Aracaju, há um ano e meio, contou com as presenças do galerista Zeca Fernandes e da crítica de arte e curadora, Cristiana Tejo. Na ocasião, a adesão dos artistas plásticos foi grande e a necessidade de continuar o processo de capacitação dos profissionais foi percebida pela diretora de Cultura e Arte da Sociedade Semear, Cita Domingos que inscreveu novo projeto no edital da FUNARTE e conseguiu a sua aprovação.

“Percebemos que não adiantava apenas realizar exposições, mas também promover o intercâmbio dos artistas locais com os de fora e vice-versa. Trazer curadores e críticos de arte de outros Estados para falarem de suas experiências e traçarem um panorama do que está sendo feito em termos de arte contemporânea no país é de suma importância para o desenvolvimento do cenário artístico local”, diz Cita.

O ciclo de palestras do projeto deste ano inicia-se com a discussão em torno da “Arte, Campo da Arte e Contexto Social” feita pela crítica de arte pernambucana, Clarissa Diniz. Ela, que também é editora da Revista Tatuí, cujo número 06 será lançado no Espaço Cultural Semear, nesta sexta-feira, à noite, prossegue com sua palestra na manhã do sábado, a partir das 9h.

Quem comparecer na noite de abertura do projeto, também poderá conferir os trabalhos  dos artistas Alan Adi, Cláudia Nen, Elias Santos, Fábio Sampaio, Jamson Madureira, João Valdenio, Marcos Vieira e Marly que compõem a exposição “Juntos de Oito”.

A próxima palestra, cujo tema será “Educação e Mediação da Arte Contemporânea” acontecerá no dia 10 de setembro, das 19 às 22h, e no dia 11, das 9 às 12h, e será ministrada pela curadora e coordenadora de Educação do Centro de Arte Contemporânea de Inhotim (MG), Janaína Melo. Já nos dias 24 e 25 de setembro, respectivamente, das 19 às 22h e das 9 às 12h, acontecerá a palestra em torno de “O Artista como Trabalhador: Mercado e Profissionalismo nas Artes Visuais”, ministrada pelo artista plástico e crítico de arte, César Romero.

Por fim, o curador do Clube da Gravura do MAM de São Paulo, Cauê Alves, irá discutir sobre curadoria, na palestra “Educando o olhar: Reflexões Sobre Práticas de Curadoria” nos dias 1º e 2 de outubro.

Fechando o projeto, será aberta no dia 05 de novembro a exposição “Abstratos”, sob a curadoria de Zeca Fernandes, com trabalhos de artistas do quilate de Sérgio Rabinovitz, Frans Krajcberg, Arthur Luiz Piza e Jenner Augusto.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições para as palestras podem ser feitas através do e-mail culturaeartes@sociedadesemear.org.br  Outras informações podem ser obtidas através do 3214-5800 ou na Sociedade Semear (Rua Vila Cristina, 148).

Texto: Suyene Correia

2 comentários:

Sergival disse...

Alô Suyene,
Você recebeu meu e-mail sobre o REcine?
Grande abraço,
Sergival.

Bangalô Cult disse...

Oi, Sergival, não lembro de ter recebido, não.
Envie o material para meu e-mail pessoal ou bangalocult@gmail.com
Abçs

Suyene