quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Puro Suspense



Se estivesse vivo, Alfred Joseph Hitchcock estaria completando amanhã, 111 anos. Coincidentemente, foi numa sexta-feira 13, do ano de 1899, que ele nasceu na cidade de Leytonstone, na Inglaterra. Educado rigidamente sobre os preceitos da religião católica, Hitch iria "sofrer" muito com o pai (ele deixou o filho de castigo numa delegacia por algumas horas, para que ele conhecesse a sensação de estar atrás das grades).

Orfão de pai aos 14 anos, ele foi trabalhar para ajudar a família, inicialmente, com a parte de design gráfico em publicidade e depois enveredando na arte cinematográfica. Em 1920, já trabalhava na área como cenógrafo e daí para assistente de direção, não demorou muito. O resto da história a gente conhece.

O "gorducho" transformou-se no maior diretor do gênero suspense do século XX e deixou clássicos para a posteridade como "Chantagem e Confissão" (primeiro filme sonoro, de 1929); "Os 39 Degraus" de 1935; "Rebeca" de 1940 ( primeira produção hollywoodiana e vencedora do Oscar de Melhor Filme); "Sabotagem" de 1942; "Festim Diabólico" de 1948 (tentativa de fazer um filme com um único plano-sequência); "Pacto Sinistro" de 1951 (a cena do assassinato refletida na lente dos óculos é intrigrante); "Disque m Para Matar" e "Janela Indiscreta" ambos de 1954 (sendo que neste último, o diretor começa uma parceria com James Stewart, que ainda renderia outros bons resultados); "Ladrão de Casaca" de 1955 (Cary Grant e Grace Kelly mais charmosos, impossível); "O Homem Que Sabia Demais" de 1956 (refilmagem bem superior de uma produção dirigida pelo próprio Hitch, só que na Inglaterra); "O Homem Errado"  de 1957 (soberba atuação de Henry Fonda); "Um Corpo Que Cai" de 1958; "Psicose" de 1960 (atire a primeira pedra quem nunca viu a famosa cena do chuveiro ?); "Os Pássaros" de 1963 (sua fixação pela figura de Tippi Hendren começa nessa filmagem) e "Marnie, Confissões de uma Ladra" de 1964.

Suas marcas registradas foram: aparições relâmpagos nos filmes (será que foi daí, que surgiu "Onde Está Wally ?"), o conceito de McGuffin (nome estranho para designar algo sem importância na trama, mas que aparece como seu fio condutor); a parceria com o compositor Bernard Hermann (que participou de oito produções suas); a predileção pelas atrizes loiras (Ingrid Bergman, Grace Kelly, Tippi Hendren, Kim Novak, Janet Leigh), entre outras peculiaridades.

Infelizmente, terminou a carreira no final da década de 70 com filmes pouco expressivos a exemplo de "Topázio" de 1969 e "Trama Macabra" de 1976 (nesse meio tempo, salvou a pele com "Frenesi"). Faleceu aos 81 anos, vítima de insuficiência renal, no dia 29 de abril de 1980. 

Texto: Suyene Correia

Legenda da Foto: Um dos inúmeros registros fotográficos do rigoroso diretor de cinema



Nenhum comentário: