terça-feira, 17 de agosto de 2010

As Cores de Laranjeiras expostas no MUHSE

O fotógrafo JR Beiramar expõe a partir de amanhã, às 19h, no Museu do Homem Sergipano, 25 fotografias impressas em canvas, na individual "Cores de Laranjeiras". A mostra, que tem curadoria de Sayonara Viana e concepção de montagem das arquitetas Mônica Fonseca e Maíra Campos, é o resultado de dois anos de pesquisa de Beiramar para com o Encontro Cultural de Laranjeiras 

JR optou pelo uso de filtros e texturas digitais e da impressão em tela de algodão como suporte. “Minha intenção foi buscar algo diferente, para ressaltar ainda mais as texturas e as cores. Ainda por esse motivo é que escolhi a tela ao invés do papel como suporte de impressão”, explica.

Segundo a curadora, Sayonara Viana, o fotógrafo  nos revela os matizes vivos e expressivos de Laranjeiras nos conduzindo a um território lúdico no qual a festa se faz. "Ele encontrou no Encontro Cultural de Laranjeiras efeitos cromáticos produzidos pela Taieira, pela Chegança, pelo Reisado e por 'tipos laranjeirenses'. Nesse conjunto de fotos é possível vislumbrar o povo e sua cultura a partir de ângulos inusitados e de uma técnica que leva o espectador a participar da festa e mergulhar em suas cores”, comenta Sayonara Viana, curadora da exposição.

“Cores de Laranjeiras” fica aberta ao público até o dia 19 de setembro no Museu do Homem Sergipano (rua Estância, 228), com apoio da Universidade Federal de Sergipe, Click Foto, Super Tintas e Gráfica Sampaio. A visitação gratuita pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h.

Legenda da foto:  A Taieira é um dos destaques da exposição "Cores de Laranjeiras" assinada por Jr Beiramar

Nenhum comentário: